terça-feira, junho 28, 2022

BH marca dia mais frio do ano, após mais de seis décadas

A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, marcou no início da manhã desta quarta-feira (18) a temperatura mais baixa para o mês de maio desde 1961. O recorde alcançou 6,7°C de 6h a 7h na região da Estação Cercadinho, na Região Oeste, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No local, a sensação térmica atingiu -13,6ºC.

Em maio, a temperatura mais inferior registrada havia sido 7,5°C, no dia 20 de 1977. Na história de BH, a temperatura mais baixa foi de 3,1°C, em 1° de junho de 1979.

Além disso, a capital também alcançou o recorde de frio do ano. Até esta quarta, a menor temperatura havia sido de 11,6°C, atingida no último dia 10 de maio (uma terça-feira).

Conforme o parâmetro inicial, a previsão deve piorar anda mais nesta quinta-feira (19). A mínima deve alcançar 5°C. Nesse sentido, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de baixa temperatura.

Ainda segundo o órgão, os termômetro podem marcar algo inferior a 10°C até este sábado (21). Com o avanço da massa de ar polar sobre Minas Gerais, o declínio da temperatura tem sido altamente influenciado.

Por fim, o Inmet avaliou ainda que 274 cidades mineiras estão em estado de alerta de frio intenso, no grau de severidade considerado perigoso.

LEIA TAMBÉM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Populares