terça-feira, junho 28, 2022

Marinha realiza mega exercício em Minas Gerais, com recorde de homens

A Marinha procede o maior exercício de operações ribeirinhas já realizado em Minas Gerais até esta quarta-feira (18). Mais de 700 militares integram o treinamento da Força no lago de Furnas com equipes de fuzileiros navais e efetivo atuante em helicópteros.

Nesse sentido, a missão da atividade é habilitar a tropa no Adestramento de Operações Ribeirinhas (AdestOpRib), com treinamento de tempo de resposta para situações emergenciais do cotidiano e avaliar a prontidão do equipamento.

Além disso, o objetivo prinicpal do exercício é manter a condição de pronto emprego e a capacidade dos Fuzileiros Navais em operar nas mais diversas regiões do País, além de destacar a presença da Marinha no estado.

Entre as diversas razões, o local foi selecionado de forma estratégica por se situar perto do cânion que desabou em janeiro deste ano. Na ocasião, a tragédia matou 10 pessoas, na cidade de Capitólio, em Minas Gerais.

“A região conhecida como ‘Mar de Minas’ tem uma massa de água que equivale a quatro vezes o volume de água da Baía de Guanabara e possui um perímetro de 3.500 km, aproximadamente a metade da extensão da costa brasileira, o que possibilita o treinamento e a simulação dos mais variados tipos de exercícios em operações ribeirinhas com a aplicação de diversas técnicas de infiltração”, aponta o Capitão de Mar e Guerra (FN), Max Guilherme de Andrade, Chefe de Operações da Força de Fuzileiros da Esquadra.

Neste tipo de operação, a Marinha realiza exercícios periódicos para treinamento, em geral na região Amazônica, localidade com maior concentração dos rios do país.

Conhecido popularmente como “Mar de Minas”, o lago de Furnas detém uma boa condição, com grande área para as operações. O exercício conta com a integração de 13 Organizações Militares.

Vários meios como dois Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), duas aeronaves UH-15 “Super Cougar”, aviões de caça AF-1 Skyhawk, 30 viaturas com capacidade para transportar até cinco toneladas e 30 embarcações de transporte de tropa estão sendo usados.

LEIA TAMBÉM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Populares