Onde Comer em São João Del Rei? Melhores Restaurantes 2022

Minas Gerais é tradicionalmente conhecida como um celeiro precioso da boa culinária.

São diversos os pratos típicos do estado e claro que, São João Del Rei, não ficaria de fora dessa tradição tão deliciosa.

Os pratos mineiros fazem fama não só no Brasil, há estrangeiros de todo mundo que procuram os estados da região para poder provar ou repetir aquela iguaria tão exclusiva.

Há quem diga que determinados pratos nunca serão os mesmos, se não forem feitos por mineiros, em Minas. Não adianta pegar receita, tentar replicar, parece que estar e nascer na região dá um toque de tempero muito secreto.

Em São João Del Rei, a tradição culinária é levada muito a sério. Há pratos típicos exclusivos na cidadezinha, como é o caso do sanduíche tijucano. Já ouviu falar?

Os visitantes do município podem se deliciar e devem incluir em seus roteiros as diversas opções de restaurantes disponíveis.

Em São João Del Rei, você encontra restaurantes de comida típica mineira, com fogão a lenha, churrascarias, docerias, cafés e muito mais.

Imagine tomar um café da manhã delicioso com pães de queijo quentinhos, café fresco, goiabada, doce de leite. Almoçar uma vaca atolada em um restaurante com fogão à lenha e partir para uma sobremesa dos deuses.

Curtiu a ideia? Então vem saber onde comer em São João Del Rei para garantir essas delícias no prato. Confira nosso ranking dos melhores restaurantes 2022.

 

Quais São os Pratos Típicos de São João Del Rei?

Onde Comer em São João Del Rei

Antes de irmos diretamente a seleção dos melhores restaurantes 2022 de São João Del Rei para que você saiba exatamente onde comer, nós queremos lhe contar um pouco mais sobre os pratos típicos da região. Dessa forma, você saberá quais iguarias provar estando na cidade.

Como falamos, Minas Gerais é famosa por sua culinária premiada e diversa, ao visitar a cidade de São João Del Rei, você poderá comprovar o que estamos dizendo e entender melhor porque ela é tão elogiada.

Dos pratos típicos da cidade, você encontrará:

  • Bolinho de Feijão: Um petisco muito conhecido em São João Del Rei, especialmente nos bares. Servido como acompanhamento daquela cerveja gelada, o típico bolinho, como o nome sugere, é feito de uma massa de feijão temperada, sem recheio, que se assemelha um pouco ao acarajé, mas com um formato de quibe. Um bom local para prová-lo é o Ovelha Negra Cervejaria.

 

  • Sanduíche Tijucano: Logo no início, citamos essa iguaria típica de São João Del Rei, se lembra? Esse é o tipo de prato que você não pode deixar de provar, se estiver na cidade. Ele é feito do tradicional pão de queijo, com recheio de nada mais, nada menos, que o bolinho de feijão. Pensa em uma delícia? Um ótimo lugar para descobrir essa maravilha da culinária é a Lanchonete Uai.

 

  • Frango com Quiabo: Esse é um dos pratos mais famosos da culinária mineira de maneira geral e, claro, que em São João Del Rei, não seria diferente. Essa delícia é servida na maior parte dos restaurantes da cidade e tem cheiro de comida de casa, de casa de mãe.

 

  • Picolé do Amado: Esse, você só encontra mesmo em São João Del Rei. Os picolés feitos artesanalmente desde o meio da década de 60 merecem a fama que tem e você não deve sair da cidade, sem prová-los.

 

  • Pão de Queijo: Há quem diga que não importa a receita, não existe pão de queijo como o mineiro. Então, sem dúvidas, você deve aproveitar a oportunidade para provar uma das iguarias mais conhecidas de Minas Gerais.

 

  • Frango com Ora-Pro-Nóbis: Talvez você nunca tenha ouvido falar e até tenha pensado que escrevemos o nome errado, mas não. Esse prato típico de nome peculiar é muito famoso na culinária de Minas e também em São João Del Rei. O nome “Ora-Pro-Nóbis” é uma planta riquíssima em nutrientes e integra essa receita deliciosa.

 

  • Feijão Tropeiro: Tradicionalíssimo e excepcional prato mineiro. O Feijão tropeiro é encontrado em quase todos os restaurantes de São João Del Rei. Vale muito a pena provar essa iguaria, seja na hora do almoço ou no jantar.

 

  • Torresmo: Vai tomar umas cervejas ou aquela cachaça e não sabe o que pedir de tira gosto? Então está aqui algo que vai fazer você ir às nuvens. O torresmo, especialmente, na região mineira é dos deuses. Se tiver a oportunidade, não perca a chance de provar.

 

  • Tutu de Feijão: Deu para ver até aqui que o feijão é muito importante e presente na culinária mineira, não é? O Tutu de feijão é outro prato bem famoso da região e por isso sempre está nos cardápios dos estabelecimentos d São João Del Rei.

 

Agora que você sabe exatamente o que pedir, vamos conhecer quais são os melhores restaurantes 2022 em São João Del Rei?

Onde Comer em São João Del Rei – Melhores Restaurantes 2022

Ao contrário do que se possa imaginar, por ser uma cidade pequena, do interior de Minas Gerais, ao procurar onde comer em São João Del Rei, você encontra uma fartura de opções.

Isso acontece porque a região, embora pequena, é absurdamente bem desenvolvida, especialmente do ponto de vista turístico. Milhares de visitantes procuram a cidade como destino todos os anos e isso faz da pequena São João Del Rei um grandioso celeiro culinário.

A maior parte dos restaurantes da cidade estão concentrados na região do centro, as opções encontradas são diversas. Desde Pubs até churrascarias, choperias e cafés também não faltam.

Confira a nossa seleção de melhores restaurantes em São João Del Rei a partir de agora.

Restaurante Villeiros

Com um ótimo custo-benefício e muitas opções de pratos, o Restaurante Villeiros é um dos melhores em São João Del Rei.

Suas instalações já são um show a parte, já que se localiza em construção datada do período colonial, em meados do século 19.

Ao escolher essa opção para degustar a culinária local, você terá a disposição um buffet completo à quilo. Além de pratos salgados, você também pode saborear dezenas de opções de sobremesas.

O Restaurante Villeiros fica no centro e é bastante movimentado. O endereço é Rua Padre José Maria Xavier, 132.

Dica Extra: Não deixe de visitar o empório anexo ao restaurante. Por lá, você encontra diversos tipos de cachaças artesanais mineiras, destilados e peças de artesanato.

Ovelha Negra Cervejaria

Lembra do famoso bolinho de feijão? Esse é um lugar perfeito para tomar uma cerveja artesanal e provar essa iguaria. Com cara e estrutura de pub, o Ovelha Negra Cervejaria serve diversas opções de bebidas, petiscos, lanches, drinks e pratos da culinária mineira.

Por lá, você terá a oportunidade de provar as cervejas produzidas localmente e outros muitos rótulos.

O Ovelha Negra Cervejaria fica na Rua Getúlio Vargas, 145. Também no centro histórico de São João Del Rei.

Dica Extra: Se for beber aquela cerveja gelada, peça a tábua de degustação. Isso fará chegar à sua mesa, todos os tipos de cervejas produzidas pela casa, que são 4: A Pilsen, Witbier, Stout e IPA.

Restaurante Monte Alverne

Quer um restaurante mais aconchegante, com opções de comida das mais variadas possíveis e ainda com uma vista de tirar o fôlego? Então você precisa ir ao Restaurante Monte Alverne.

Localizado privilegiadamente no centro histórico, de frente a Igreja São Francisco de Assis, o Monte Alverne tem aquele clima de restaurante despojado e ao mesmo tempo familiar, muito agradável.

É possível escolher sentar-se no salão interno ou ainda nas mesas da parte externa da casa.

No cardápio, você irá encontrar de tudo um pouco. Carne, pizza, petisco, salada, opções para os vegetarianos, peixes, massas, cervejas, vinhos, drinks, espetos e muito mais. Tudo com um bom custo-benefício.

O Restaurante Monte Alverne fica na Praça Frei Orlando, número 26.

Taberna d’Omar

O Taberna D’Omar é uma opção para quem quer uma experiência completa. Que tal comer os melhores pratos da culinária de São João Del Rei, estando dentro de um casarão famoso do século 19 em meio a gente bonita e animada?

Se você disse sim para essa proposta, então você deve colocar o Taberna D’Omar no seu roteiro de viagens.

Como dissemos, o restaurante está instalado dentro de um casarão famoso na cidade, o Solar da Baronesa, no centro.

No cardápio, você terá opções deliciosas de pratos feitos na hora, como massas, saladas, carnes, sobremesas, vinhos, peixe e muito mais.

O Taberna D’Omar fica na Rua Getúlio Vargas, número 242A.

Dica Extra: O local é relativamente pequeno, por isso, procure chegar com antecedência para garantir o seu lugar sem tanta espera.

Choperia Armazém

Quer tomar umas cervejas, sem gastar muito, comer alguns petiscos saborosos e ainda curtir um delicioso buffet com direito a churrasco?

Então a Choperia Armazém pode providenciar tudo isso para você. No espaço amplo, com 3 salões, incluindo ambiente externo, você pode contar com ótimo custo benefício, e ainda cardápio variado.

Por lá, o chopp e a comida típica mineira, servida acompanhada de churrasco é o carro chefe da casa.

A Choperia Armazém fica na Avenida Tiradentes, número 801.