Pontos Turísticos em São João Del Rei | O que visitar em São João Del Rei

Localizado em meio ao rico estado de Minas Gerais, na Bacia do Rio Grande, mais especificamente na região do Campo das Vertentes, o município de São João Del Rei é um dos mais importantes e maiores do século XVIII.

Extremamente turística, devido a sua grande importância histórica, natureza e culinária, a cidade costuma receber milhares de visitantes todos os meses.

Muitos podem não saber, mas São João Del Rei não se resume ao seu magnífico centro histórico, com casarões tombados, igrejas e ruas que remontam o período Colonial.

Pelo contrário, esse pode ser um dos atrativos turísticos mais conhecidos da cidade, mas não são os únicos. A natureza de São João Del Rei e a sua própria localização privilegiada surpreendem os seus visitantes.

Para que você tenha um gostinho sobre o que irá encontrar na cidade, basta imaginar que ela se localiza em meio às serras, na belíssima Mantiqueira. Sua vegetação envolve o cerrado, campos e araucárias, espécies da Mata Atlântica também adornam a região. As cachoeiras que se escondem no fim das incríveis trilhas convidam os turistas a um delicioso e refrescante banho nas águas puras e geladas.

A fauna é um show à parte, com araras, saíra-dourado, saguis, suçuarana, jacu, dentre outros animais.

E o clima? Sempre agradável! Típico de regiões tropicais de altitude, ideal para praticar esportes, passear pelas ruas e se deliciar com um dos atrativos de maior fama: A culinária!

Por falar nela, são mais de 10 pratos típicos, somente em São João Del Rei, que claro, se misturam com a culinária clássica mineira. Dentre os mais locais, estão o sanduíche tijucano, feito com pão de queijo e recheio de bolinho de feijão e o Picolé do Amado, de receita artesanal familiar transmitida de geração em geração por décadas.

E os queijos? Esses são praticamente um patrimônio. Destaque para o Tarôco e o Catauá, produzidos na cidade.

De modo geral, como você já pôde notar, São João Del Rei é magnífica, recheada de atrativos para todos os gostos. Da natureza à culinária, sem esquecer, obviamente, do turismo histórico, cultural e arquitetônico.

Se você está prestes a fazer as malas para ir ao destino, então fique mais um pouco e conheça os pontos turísticos em São João Del Rei e saiba o que visitar na cidade.

Nós prometemos que a nossa seleção vai te render um belo roteiro, recheado de atrações variadas.

Vem com a gente!

O Que Visitar em São João Del Rei?

Pontos Turísticos em São João Del Rei

Talvez essa seja uma pergunta muito presente em seus pensamentos: Afinal, o que visitar em São João Del Rei.

Calma, você não é o único. Já que essa é uma das perguntas mais feitas ao principal buscador da atualidade, o Google.

Pois bem, como você viu anteriormente, São João Del Rei tem muito a oferecer.

E o que fazer na cidade, vai depender muito mais do seu perfil como turista, o que te agrada quando viaja e, claro, sua expectativa.

Por exemplo, se você é do tipo de viajante que procura São João Del Rei como destino histórico e religioso, vai adorar conhecer o centro e suas dezenas de igrejas.

Por lá, você vai ficar encantado em saber que os sinos possuem uma linguagem própria, com mais de 40 toques diferentes, divididos em 20 classificações.

Inclusive, você sabia que essa linguagem peculiar do badalar dos sinos foi reconhecida pelo IPHAN como patrimônio nacional?

Essa é uma das belezas que pode ser vivenciada em São João Del Rei.

Outra grande atratividade pela região é a história de que existe uma cidade subterrânea construída pelos escravos na época da corrida do ouro, no século XVII. Os locais de acesso a essa cidade misteriosa, que existe abaixo de São João Del Rei, não estão abertos aos turistas, mas podem ser vistos em mais de 20 pontos da cidade. Esses aos quais nos referimos são pequenos pontos de escavação que formam túneis, por onde era feita a exploração do ouro.

Imagine só estar em um lugar como esse? Simplesmente incrível!

Você também pode ser o tipo de visitante adepto ao ecoturismo e por lá encontrará muitas opções de trilhas e cachoeiras para desbravar.

Se quiser só relaxar, os restaurantes com comidas deliciosas e um passeio pelas ruas de pedra darão conta de te deixar apaixonado.

De forma geral, há muito o que fazer na antiga capital de Minas Gerais, basta que você conheça as opções e faça um roteiro com a sua personalidade.

Vem com a gente, pois vamos iniciar esse tour pelos pontos turísticos em São João Del Rei.

O Que Visitar em São João Del Rei – Igrejas em São João Del Rei

Se você é do tipo de viajante que procura um turismo mais arquitetônico e religioso, com foco nas igrejas barrocas, você deve incluir na sua lista a Matriz Nossa Senhora do Pilar e a Igreja São Francisco de Assis, pelo menos.

São João Del Rei é repleta de igrejas, mas as duas que indicamos aqui, nesse conteúdo, são muito importantes e merecem a sua visita.

A Matriz Nossa Senhora do Pilar é uma das principais da cidade, reconhecida oficialmente como patrimônio histórico e artístico do país, ela tem a fama de abrigar muitas peças em ouro maciço.

A sua arquitetura é suntuosa, repleta de adornos dourados, que faz com que se tenha a impressão de estar em um outro século.

A visita é permitida todos os dias. Das 09h às 12h. E das 18h às 19h. A entrada custa R$4 reais.

A Igreja São Francisco de Assis é mais um ponto de interesse para quem quer visualizar a arte sacra do século XVII.

Sabe aquela construção recheada de arte barroca? Essa é a Igreja São Francisco de Assis. Mas, não estamos falando de qualquer tipo de arte, estamos falando do que há de melhor na história da arte e cultura. Obras feitas por Aleijadinho com pedra sabão.

A dica extra aqui fica por conta da visita guiada, que te leva em cada parte que vale a pena ver de perto na Igreja São Francisco de Assis, que deu início as suas obras ainda em 1774.

O Que Visitar em São João Del Rei – Museus

Se você se interessa pela história política do nosso país e quer ter um toque disso em meio a histórica cultural riquíssima em São João Del Rei, você deve visitar dois pontos imprescindíveis: O Memorial Tancredo Neves e o Museu Regional.

O Memorial Tancredo Neves, como o nome sugere, conta, em detalhes, com peças e informações históricas, a trajetória de um dos nomes mais fortes do nosso país no cenário político, o ex-presidente Tancredo Neves.

O ingresso tem o valor de apenas R$2 reais. O funcionamento ocorre aos finais de semana e feriados. Das 13h às 17h. Nos feriados, o horário é estendido, sendo das 09h às 17h.

O Museu Regional de São João Del Rei conta mais sobre a história local, que também tem importantes acontecimentos no cenário político. O prédio ao qual abriga o museu foi tombado pelo IPHAN, pois foi moradia de João Antônio da Silva Mourão, importante Comendador.

Vale a pena a visita, você ficará impressionado logo na entrada, devido ao conjunto arquitetônico da época colonial.

Pontos Turísticos em São João Del Rei – Passeio de Maria Fumaça

Esse é o tipo de passeio indicado para todos os estilos de turistas que forem a São João Del Rei, independente de seus interesses.

Isso porque o passeio de Maria Fumaça é um clássico na cidade e faz com que você se sinta vivenciando a alma da região.

Sendo um dos pontos turísticos mais procurados da cidade, a Maria Fumaça em funcionamento desde 1881, inaugurada por Dom Pedro II, seria um atrativo, mesmo que não permitisse o passeio, pelo tamanho do seu poder histórico.

Mas, surpreendentemente, ela ainda está à pleno vapor, oferecendo um passeio com duração de 40 minutos, que te leva até a cidade de Tiradentes. O percurso de 12 km de extensão é um show à parte.

A dica extra aqui fica por conta da visitação do Museu Ferroviário, que fica ao lado da estação.

Pontos Turísticos em São João Del Rei – Cachoeiras e Natureza

E, por último, mas não menos importante, temos a opção de pontos turísticos para quem vai à São João Del Rei em busca do ecoturismo.

Como falamos no início, São João Del Rei é riquíssima em atrativos naturais, por isso, diversão é o que não vai faltar para os aventureiros.

Se você ama fazer trilhas para ficar ainda mais pertinho da natureza, se conectando com o som dos bichos, das árvores, das águas, precisa conhecer, ao menos, duas cachoeiras de São João Del Rei, a cachoeira do 14 e a cachoeira da Reserva do Cala Boca.

Ambas as cachoeiras são acessadas através de trilhas, uma bela aventura para os amantes do ecoturismo.

 

Agora é se divertir. Crie seu roteiro a partir das nossas dicas em compatibilidade com seus interesses e estilo e curta muita São João Del Rei.

Esperamos ter conseguido lhe ajudar com boas sugestões.

Desejamos-lhe boa-viagem e até a próxima!