Ícone do site Gazeta de São João del-Rei

UFMG tem vitória em competição mundial de energia limpa

Foto: Divulgação/Milhagem UFMG

Alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se sagraram campeões da Shell Eco-marathon, um dos principais torneios de eficiência energética em esfera mundial. O Milhagem UFMG disputou a categoria bateria elétrica e elaborou o protótipo capaz de percorrer 312 quilômetros com um quilowatt, o que corresponde à extensão de Belo Horizonte a Rio de Janeiro.

“A gente quer percorrer cada vez mais, gastando cada vez menos”, frisa a integrante da equipe e estudante do curso de Engenharia Mecânica da UFMG, Alessandra Eloy, em entrevista ao portal Estado de Minas.

O projeto foi formalizado em 2005, com a presença massiva dos alunos de engenharia da universidade. A participação inaugural aconteceu na competição da Shell foi em 2016, quando ela foi realizada pela primeira vez no país. Na edição mais recente, que aconteceu na semana passada, no Rio de Janeiro, competiram grupos formados por estudantes de várias partes do Brasil e também da Colômbia, Peru, México e Argentina.

Assim como a categoria de bateria elétrica, a competição ainda contempla inscrições de motores a combustão, que diminuem o consumo de etanol. Agora, a equipe brasileira disputará uma nova fase da competição, nos Estados Unidos.

Sair da versão mobile