SAÚDE MUDA HORÁRIO DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS
Redação on abril 30, 2022
FALTA DE ESTÁGIO MOBILIZA ESTUDANTES DE MEDICINA DA UFSJ
31/08/2019
FIÉIS CELEBRAM BOM JESUS DO MONTE NA MATRIZ DA PARÓQUIA
31/08/2019
SENHAS PARA OFTALMOLOGIA SERÃO DISTRIBUÍDAS NO PERÍODO DA TARDE PARA EVITAR FILAS DE MADRUGADA. DECISÃO PARTIU DE ACORDO ENTRE A SECRETARIA E O CONSELHO DE SAÚDE DA CIDADE
O Conselho Municipal de Saúde criou uma comissão para fiscalizar as Unidades Básicas de Saúde de São João del-Rei e decidiu, junto com a Secretaria de Saúde, que a partir de setembro a marcação de consultas para a oftalmologia irá mudar o horário.
Ela deixa de acontecer logo no princípio da manhã, para ser no período da tarde, às 16h. A decisão foi depois que o Conselho de Saúde ter recebido várias reclamações sobre as grandes filas que vem se formando para o agendamento.
Segundo o Secretário de Saúde, José Marcos de Andrade, no mês de agosto as filas começaram a se formar de madrugada e houve sobra de senhas. “Nesse mês distribuímos senhas para a marcação de 200 consultas. Ao final sobraram cinco que repassamos para as pessoas que solicitaram o atendimento depois. Quer dizer, as pessoas não precisavam ficar na fila pois tinha senha para todo mundo”, disse o secretário.
O presidente do conselho e também integrante da comissão de fiscalização, Willimar Borges, destacou o problema sobre as pessoas ficarem na fila durante a madrugada, principalmente nessa época de frio intenso. “O problema das filas é recorrente na cidade. Sabemos que saná-lo ainda será muito difícil, mas passando a marcação para a tarde as pessoas não precisarão ficar nas filas de madrugada quando o clima é mais frio”, destacou o presidente.
Borges explicou ainda que a comissão se reuniu para averiguar a situação e ver a melhor resolução para o caso, mas que eles estudam outras possibilidades. “Na realidade o que nós buscamos é o término dessas filas de marcação, mas sabemos que isso ainda não é possível”.
Alega ainda a realização de estudo para verificar a melhor maneira de sanar esse problema. “As pessoas, até pelo receio de não conseguir a consulta, costumam chegar cedo no dia de distribuição de senha. Acredito que com o tempo eles irão perceber que não será necessário enfrentar fila”.
UBS FÁBRICAS
A reportagem também observou ao secretário que na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Fábricas as pessoas enfrentavam três filas para conseguir fazer um exame. A primeira fila é para marcação de consulta, a segunda para marcação do exame e a terceira para aguardar a data do dia que poderá ser atendido. O Secretário de Saúde pontuou que não estava a par dessa situação e que iria verificar o problema para depois saná-lo.
Gazeta de São João del-Rei
- Category: Cidade