QUEM ÉS TU?
Redação
on
abril 30, 2022
ÁRVORE-VIDA
28/09/2019
Vivianne Rodrigues de Melo
Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Mestre e Doutoranda em Direito, compositora e poeta
“A sua ancestralidade é forte, fruto de um encontro galvanizado entre Minas e a Paraíba!”
Na etimologia, o nome Rogério tem origem germânica e significa “famoso com a lança”, ou aquele que detém a “lança gloriosa”.
Menino dos livros, embalado pela sinfonia dos sinos na vetusta São João del-Rei, logo cedo aprendeu a arte de colecionar memórias. Desde então dele não se esperava pouco ouro…
A sua ancestralidade é forte, fruto de um encontro galvanizado entre Minas e a Paraíba!
Dos Garcia de Lima com os Medeiros, em prosa, em verso ou em leis, Rogério sempre trouxe o melhor dessa união em tudo a que se dedica:
Como um estado verdadeiro de alma, traz em si a raridade da turmalina da Paraíba e detém o segredo de Minas em seu coração… “Minas”, essa “palavra abissal” tão bem descrita pelo poeta Drummond!
Rogério é do proscênio do Rio das Mortes, da Avenida Nossa Senhora do Pilar, da Rasoura do Senhor dos Passos, das Irmandades, das Orquestras, dos “coalhadas e dos rapaduras”, das betas, dos boêmios e beatos, da esquina do Kibon, da Cantina do Ítalo, da ponte da Cadeia, da serra do Lenheiro, do Colégio São João, do Athletic, do Qualquer Nome Serve, da Procissão do Enterro, do 11º Batalhão de Infantaria “Montanha”, do 38º PMMG “Guardião das Vertentes”, do Rio das Mortes, do Cine Arthur Azevedo, da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, de todos os cantos, de todos os cantos!
Prodígio menino, sempre prodígio! As corredeiras de seu sangue foram alimentadas por fluido vital idêntico ao que nutriu a terra do Tiradentes, mártir da Independência, e de Tancredo, eterno Líder da Democracia; correm também em suas barrocas veias o mesmo flúmen que banhou a terra de estrelas de primeira grandeza, como ele mesmo: Celso Furtado, Augusto dos Anjos, Assis Chateaubriand e Ariano Suassuna, que felizmente dizia: “quem gosta de ler não morre só”…
Aplicador desvelado do direito, que desata os nós dos destinos! Brotam em seu coração, sábio Rogério, as sementes da coragem dos heróis da Revolução, vindas lá da terra onde o sol nasce primeiro, e os vigorosos grãos democráticos da Nova República, já germinados com sonho e bravura, desde a Vila de São João del-Rei!
Fruto de Euclides e Laís, quem és tu, Rogério Medeiros Garcia de Lima, com lança tão gloriosa de líder que dispensa broquel? Se é bem verdade que “Liberdade é outro nome de Minas”, sois arauto da liberdade, em nome do desafiante exercício da Democracia, ainda que tarde!!!
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
ÁRVORE-VIDA
Leia mais
O COMEDOR DE PIMENTAS
Leia mais
O BOM SENSO NA VIDA PROFISSIONAL
Leia mais
- Category: Pelas Esquinas