ACONTECE 1084
Redação
on
abril 30, 2022
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/casamento-carla-foto-carilaine-e-flavia-click-foto-diguital-80x80.jpg)
ACONTECE 1083
23/11/2019
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/0124-80x80.jpg)
ACONTECE 1085
21/12/2019
ACONTECE 1084
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/mostra-arte-por-toda-parte-1200x480.jpg)
Mostra Arte por Toda Parte aconteceu em novembro em São João del-Rei e foi um dos marcos da comemoração dos 15 anos do projeto – Foto: Facebook Teatro da Pedra / Divulgação
CAETANEAR
O grupo Teatro da Pedra celebrou, no último fim de semana, os 15 anos do projeto Arte por Toda Parte. A iniciativa, desenvolvida pela trupe em São João del-Rei e região, tem como objetivo ensinar os princípios da encenação aos estudantes, com o enfoque no reconhecimento da importância das histórias de vida da comunidade em que atuam. A ideia alçou voos maiores e foi além dos muros da escola.
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/caetanear-foto-mar-de-paula-540x405.jpg)
Cortejo Cênico Musical – Caetanear encantou o público que percorreu parte do centro histórico da cidade para acompanhar os atores – Foto:Mar de Paula / Divulgação
Para celebrar a data, além da mostra de peças desenvolvidas pelos componentes do projeto, o grupo também realizou outras atividades, durante a última semana de setembro. A programação encerrou no dia 30 de novembro, com o cortejo Cênico Musical Caetanear, o qual partiu da Rua Getúlio Vargas e foi em direção à Rua da Zona. Durante o trajeto as pessoas acompanharam o cortejo, embaladas por sucessos de Caetano Veloso e esquetes teatrais.
HOMENAGEM A ABGAR
A programação para celebrar o aniversário de São João del-Rei começou no último domingo, 1º de dezembro, no Teatro Municipal. Na data, amigos, familiares e admiradores do professor, musicista e escritor Abgar Campos Tirado compareceram para prestigiar o lançamento do livro “Composições Musicais – Coletâneas”.
A obra foi uma realização do Instituto Histórico e Geográfico e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei e do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural (CMPPC), por meio de liberação de recursos do Fumpac, fundo que o conselho coordena.
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/abgar-1-540x405.jpg)
O grande homenageado da noite (sentado) ao lado do presidente do IHG, Paulo Roberto de Sousa Lima (esq.), vice-presidente do IHG, Lucinha Guimarães, e do maestro e coordenador do livro Paulo Miranda – Foto: Thaís Andressa / IHG / Divulgação
A célebre noite contou com agradecimentos por parte de todos os envolvidos no projeto. O Teatro Municipal tornou-se ainda mais esplêndido, com as apresentações das magníficas composições do professor Abgar Tirado. Destacamos o coral da Asap, a Escola Cantábile, o pianista Franz Ventura, André Pires, Mary Ana Almeida e Coro de Câmara do Conservatório Estadual de Música, músicos que enlevaram o espírito em belas interpretações, em justa homenagem ao emérito filho de São João Del-Rei, professor Abgar.
LANÇAMENTO
O professor Jairo Fará chega com sua “Cidadezinha Biruta” e a professora Mônica de Ávila Todaro, com “A Risada da Bia”. O evento garante a diversão da garotada hoje, 7 de dezembro, no Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Os dois autores lecionam na instituição de ensino superior e lançam seus livros com muitas brincadeiras para crianças, contação de histórias, palhaços e distribuição de pipoca e algodão doce. A diversão será a partir das 9 horas e todos podem fazer parte dessa animada festa.
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/livro-jairo-foto-divulgacao-540x405.jpg)
Obras dos professores da UFSJ é promessa de muito entretenimento para as crianças – Foto: Arquivo pessoal Jairo Fará
O livro de Jairo Fará fala de uma cidade diferente em que todos brincam, se divertem e convivem com os números como amigos. Já “A Risada da Bia”, de Mônica de Ávila Todaro, é a lembrança que a autora tem das risadas de sua mãe. E entre lembranças e brincadeiras, as crianças que comparecerem ao Centro Cultural, descobrirão um mundo imaginário de alegria.
LUXO E LIXO
Luxo é... deixar que o sentimento de solidariedade e de caridade, tão comum em dezembro, perdurem por todos os meses do ano.
Lixo é… É não se sensibilizar com as dificuldades do próximo e não conseguir compreender a dor do outro, sem julgar. Julgar menos é um exercício de sabedoria. É preciso respeitar a dor de cada um sem julgar.
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
ACONTECE 1093
Leia mais
ACONTECE 1092
Leia mais
- Category: Social