APRESENTAÇÃO DAS PASTORINHAS NA REGIÃO REPRESENTA O RESGATE DA HISTÓRIA LOCAL
Redação
on
abril 30, 2022
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/uniformes-80x80.jpg)
DESFILE DIVULGA UNIFORME DA TEMPORADA 2020 DO ATHLETIC
21/12/2019
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/gilbert-80x80.jpg)
SÃO JOÃO ESTARÁ NA SÃO SILVESTRE
21/12/2019
APRESENTAÇÃO DAS PASTORINHAS NA REGIÃO REPRESENTA O RESGATE DA HISTÓRIA LOCAL
- #pastorinhasdetiradentes #folguedonatalino #tiradentesmg #natal
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/pastorinhas-de-tiradentes-decada-de-80-acervo-do-intituto-historico-de-tiradentes.jpg)
Há registros das “Pastorinhas de Tiradentes” desde a década de 80 – Foto: Acervo do Instituto Histórico de Tiradentes
Com uma programação repleta de shows, apresentações culturais e muita luz, o Natal Iluminado em Tiradentes segue a todo vapor, durante o mês de dezembro. Hoje, 21, o Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves recebe o espetáculo das “Pastorinhas de Tiradentes”, uma tradicional manifestação folclórica e religiosa, que não era vista na cidade desde a década de 90. A apresentação reúne cerca de 25 crianças e revive os laços entre a tradição e as memórias da cidade, com muita música e dança a partir das 18h.
A HISTÓRIA
Em Tiradentes, o antigo grupo de pastorinhas era formado por crianças e adolescentes do Bairro Vargem de Baixo, as quais se apresentavam com a Folia de Reis durante o período natalino, visitando casas, igrejas e presépios. Agora, a volta das “Pastorinhas de Tiradentes” se deu a partir dos esforços de Lilia Nascimento, Nair França e Renata De Lucca, que juntas começaram a planejar as roupas, os adereços e as coreografias. “Tem muito das nossas vontades e que agora se concretiza”, conta a Líder Comunitária, Nair França.
De acordo com Nair, o projeto reúne crianças de várias localidades da cidade, que ensaiaram durante dois meses para, agora, apresentar ao público um show com muitas cores e alegria no período natalino. Tradicionalmente, os pequenos representam alguns papéis, como as pastorinhas, os Reis Magos, a libertina, a borboleta e a florista. “Estamos aprendendo e ensinando para as crianças de uma forma teatral e alegre. Faremos o melhor, e temos a certeza de que as crianças também, pois estão bem animadas com a apresentação”, revela a Líder Comunitária.
OUTRAS CIDADES
O folguedo das pastorinhas, antes, também acontecia em outras cidades do Campo das Vertentes, como em São João del-Rei, Rio das Mortes, São Sebastião da Vitória e São Tiago. Marcados pelos cantos singelos nos presépios armados nas igrejas, salões comunitários e residências, a tradição se perdeu com o passar dos anos. “Esperamos que a comunidade se emocione com esse resgate, que volte no tempo e lembre dessa época. E assim, teremos a certeza de que estamos no caminho certo dessa história”.
MAIS APRESENTAÇÕES
Além da apresentação de hoje, as “Pastorinhas de Tiradentes” também se apresentarão na Missa de Natal, na Igreja das Mercês, às 10h, onde está montado o presépio de Lilia Nascimento. Após a Missa, o grupo também se apresentará em algumas casa que mantêm viva a tradição. “Para nós, resgatar a memória e a tradição religiosa dessa cidade, além de ser muito emocionante e revelador, é uma maneira de fazermos história e sermos parte dela”, justifica Nair França.
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
UFMG OFERECE CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS À DISTÂNCIA
Leia mais
MUSEU REGIONAL DE SÃO JOÃO DEL-REI EXPÕE ACERVO VIRTUAL INSPIRADO NO BARROCO E ROCOCÓ
Leia mais
- Category: Cultura