SESI de SJDR participa de Torneio Estadual de Robótica
Redação
on
abril 30, 2022
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/sid-ute-greve-foto-pagina-oficial-sindute-sao-joao-del-rei-80x80.jpg)
Trabalhadores das escolas públicas estaduais entraram em greve dia 11 de fevereiro e se reúnem em São João na próxima segunda-feira, 17
15/02/2020
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/vem-me-ver-escola-campea-jairo-vieira-divulgacao2-80x80.jpg)
VEM ME VER É A CAMPEÃ DO CARNAVAL 2020
29/02/2020
SESI de SJDR participa de Torneio Estadual de Robótica
- #acessibilidade
- #deafcide
- #sesimg
- #sesisjdr
- #torneioderobotica
- #torneioderoboticafirstlegoleague
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/sesi-foto-miguel-angelo-cni-1200x480.jpg)
A modalidade desafia crianças e adolescentes de 9 a 16 anos a encararem problemas da sociedade moderna – Foto: Miguel Ângelo / CNI / Divulgação
A educação e a cultura sempre permitiram ao ser humano identificar e criar novas ferramentas capazes de solucionar problemas e construir um mundo melhor. Este é o tema da nova temporada do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), que terá a participação da equipe de robótica “ATombot” do SESI de São João del-Rei, entre os dias 15 e 16 de fevereiro, em Contagem. O projeto desenvolvido por seis alunos da instituição foi batizado de “Deaf Code”, e será capaz de permitir às pessoas com deficiência auditiva o acesso às informações nos espaços culturais da cidade.
A iniciativa surgiu após a visita dos estudantes ao museu da cidade, onde perceberam a falta de acessibilidade para os surdos. De acordo com o técnico da equipe, Paulo de Tharso, o “Deaf Code” consistirá na produção de vídeos de 30 segundos a um minuto e meio de duração, que estarão disponíveis nos próprios espaços culturais a partir de um QR Code. “A nossa proposta é para o surdo classificador, que não entende as libras e não sabe ler. Então a nossa solução são vídeos descritivos inspirados nas obras e nos filmes de Charles Chaplin e do cinema mudo”, explica o técnico.
O material também será acessível para os deficientes visuais por meio do áudio e para os analfabetos através das sequências de imagens. Atualmente, o projeto ainda está em fase de testes em uma parceria firmada com Memorial Tancredo Neves. A ideia inicial é que uma das obras da instituição seja selecionada para receber a descrição audiovisual, após a conclusão do orçamento. “É uma ideia simples, mas, ao mesmo tempo, inovadora que terá um grande impacto sociocultural”, explica Paulo.
O TORNEIO
A equipe “ATombot” do SESI foi criada em 2013, e esta será a sua sétima participação no Torneio de Robótica FIRST LEGO League. O projeto da “ATombot” é uma iniciativa inédita, e se destaca entre as 100 inovações tecnológicas selecionadas para participar do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL). A modalidade é aberta para crianças e adolescentes de 9 a 16 anos, em times de dois a dez integrantes.
Durante a etapa regional em Contagem, 36 equipes de escolas públicas, particulares e também autônomas competirão para se classificar para a etapa nacional, em São Paulo, em março.
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
ENTRE RIOS DE MINAS REALIZA CAMPANHA CULTURAL EM PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL
Leia mais