ACONTECE 1076
Redação
on
abril 30, 2022
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/foto-gazeta-80x80.jpg)
ACONTECE 1075
03/08/2019
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/fotos-nha-chica-1-80x80.jpg)
ACONTECE 1077
31/08/2019
ACONTECE 1076
- #sjdr #ufsj #fotografia #arte
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/semente-maturada-2-foto-thais-andressa-1200x480.jpg)
Lira Marques autografa livro com os registros do trabalho que desenvolve no Vale do Jequitinhonha – Foto: Thais Andressa/Divulgação
DA UFSJ PARA O MUNDO
A jovem Marcelle Morais Motta, graduou-se no curso de Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de São João del-Rei, e fez da instituição de ensino um passaporte acadêmico para o mundo. O preparo e a dedicação garantiram a aprovação no Mestrado em Gestão de Qualidade em instituições do Chile e da Espanha, o que permitiu uma escolha pessoal. Como de costume, o esmero da jovem foi tanto que, ao concluir o curso no Chile, em março de 2019, conquistou, merecidamente, o prêmio de melhor desempenho acadêmico. A coluna Acontece felicita Marcelle e seus familiares e registra que o mérito é uma excelente via para o sucesso pessoal!
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/images/uploads/marcelle-em-momento-de-constracao-depois-de-muito-estudo-foto-acervo-pessoal-540x405.jpg)
Marcelle em momento de descontração. Um refrescar para a mente de uma pessoa que dedica a vida ao estudo – Foto: Acervo Pessoal
O MESTRE DAS ARTES
O consagrado artista Carlos Araújo, conhecido mundialmente por suas pictóricas que transcendem o figurativo, traz a sua arte para São João del-Rei, cidade da fé, a cidade em que os sinos falam.
Pintor, desenhista, litógrafo e engenheiro graduado na Universidade Mackenzie-SP, Carlos Araújo deu de si para o mundo das artes. Em 1974 realizou sua primeira exposição individual, no Masp, após a qual passou a expor incessantemente no Brasil e no exterior. Em 1980, o painel Anunciação, de autoria do artista, é enviado pelo governo brasileiro ao Papa João Paulo II.
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/quadro-carlos-araujo-540x362.jpg)
Manchas dos quadros de Carlos Araújo são agraciados com retalhos de formas humanas – Foto: Divulgação
O Sagrado de Carlos Araújo é uma versão de fé, baseada nos textos Bíblicos, amparados por uma técnica sustentável e admirável. A sensibilidade do pintor volta-se aos temas bíblicos que expressam a comovente e profunda relação do homem com a fé. A exposição é gratuita aos moradores e visitantes de São João del Rei e região, por contribuir para um despertar da fé enquanto sentimento humano. Quem quiser conferir as obras do artista tem até o dia 20 de agosto. A exposição está na DM Galeria, localizada na Rua Gustavo Alves Braga, n. 315, bairro Guarda-Mor.
Para o artista plástico e curador da mostra, Diego Mendonça, apreciar uma obra de Carlos Araújo é mergulhar em um mundo pictórico recheado de fé. “Suas manchas são agraciadas com retalhos de formas humanas e fazem o espectador perder o fôlego. Com camadas brutais de tintas ou com a delicadeza das silhuetas, o conjunto traz um resultado que mais parece uma sinfonia de cores, orquestrada ao bom gosto e totalmente agradável ao olhar e ao coração”, destaca.
SEMENTES DA TERRA MATURADA
A exposição “Sementes da terra maturada” é de autoria do fotógrafo Lori Figueiró que registrou o trabalho da artista Lira Marques durante cerca de cinco anos. A abertura contou com apresentação musical intitulada: Uma metade de mim, outra metade de nós! Os artistas estiveram presentes para um bate-papo, juntamente com o professor Walter Melo, organizador da ação e professor Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ. As atividades fazem parte da programação do IV Seminários de Caminhos Junguianos, que acontece no Campos Dom Bosco entre os dias 27 a 30 de agosto de 2019.
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/semente-maturada-foto-thais-andressa-540x360.jpg)
O professor Walter Melo (esq.) ao lado do fotógrafo Lori Figueiró em um bate-papo com o público – Foto: Thaís Andressa / Divulgação
As fotografias de Lori Figueiró possibilitam a integração com obras e pessoas de uma parcela significativa do Brasil profundo: O Vale do Jequitinhonha. Nesta exposição, são apresentadas as obras de Lira Marques que, além das obras em barro captadas pelas lentes sensíveis, também faz um trabalho de pesquisa e catalogação de nossas cantigas, manancial de nossos fundamentos culturais.
LUXO E LIXO
Luxo é... participar da Exposição Agropecuária de São João del-Rei que valoriza o trabalho dos produtores rurais da região e agrada todos os públicos com shows, exposições de produtos locais e concursos.
Lixo é… não respeitar as pessoas em local de grande aglomeração. Quando o público é muito grande usar de gentileza é sempre uma atitude louvável.
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
ACONTECE 1093
Leia mais
ACONTECE 1092
Leia mais
- Category: Social