FALTA DE ESTÁGIO MOBILIZA ESTUDANTES DE MEDICINA DA UFSJ
Redação
on
abril 30, 2022
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/festivita-2-prefeitura-de-santa-cruz-80x80.jpg)
FESTIVAL DE VIOLA, TORRESMO E ANGU É DIVERSÃO GARANTIDA
31/08/2019
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/filas-foto-luciano-nascimento-80x80.jpg)
SAÚDE MUDA HORÁRIO DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS
31/08/2019
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/medicina-ufsj-3-redes-sociais-divulgacao-960x480.jpg)
os estudantes de Medicina da UFSJ fizeram manifestações em vários pontos da cidade e um deles foi a Avenida Leite de Castro – Foto: Redes Sociais / Divulgação
Durante esta última semana, estudantes do curso de Medicina da UFSJ se reuniram na Avenida Leite de Castro, na Praça da Estação e no Coreto, em São João del-Rei, para reivindicar melhores condições de ensino. Com cartazes dizendo “Por um internato de qualidade”, eles protestaram contra o baixo número de estágios na rede hospitalar da cidade.
os estudantes de Medicina da UFSJ fizeram manifestações em vários pontos da cidade e um deles foi a Avenida Leite de Castro – Foto: Redes Sociais / Divulgação
Os atos foram convocados pelo Centro Acadêmico Rita Lobato, entidade responsável pela representação dos graduandos em medicina no Campus Dom Bosco da UFSJ. Na segunda-feira, 26, o grupo se concentrou por volta das 15h em frente ao cruzamento da Rua Aureliano Pinto, na Avenida Leite de Castro; na terça-feira, 27, a manifestação ocorreu, às 16h, na Praça da Estação e na sexta-feira, 30, aconteceria no Coreto, às 9h.
Em nota, o Centro Acadêmico Rita Lobato reafirmou o compromisso do curso de Medicina para com o município e a sociedade.
“Acreditamos que o curso de Medicina da UFSJ-CDB tem compromisso com a saúde do município. Sabemos que sem uma formação de qualidade, será impossível melhorar o SUS e propor mudanças na saúde. Gostaríamos de deixar claro que o curso de Medicina da UFSJ não é só dos alunos ou da universidade, mas de toda a comunidade são-joanense. Assim, apoiar o curso é fundamental para a cidade”, esclarece.
ENTENDA O CASO
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, é obrigatório que os estudantes tenham treinamento em serviço, em regime de internato, nas áreas de Clínica Médica, Urgência e Emergência, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde Mental. Devendo incluir atividades no primeiro, segundo e terceiro níveis de atenção em cada área sob supervisão direta dos docentes da instituição de ensino.
Em São João del-Rei, os estágios nas áreas de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia são realizados apenas na Santa Casa da Misericórdia, entretanto, as negociações entre a UFSJ e a Santa Casa foram interrompidas no início de 2019. O impasse entre as duas instituições se deu após um dissenso quanto ao valor que seria investido na Santa Casa para que os alunos pudessem realizar os estágios.
Por meio de uma nota, a Universidade Federal de São João del-Rei admitiu enfrentar dificuldades para firmar os convênios com as instituições de saúde na cidade, sobretudo, nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, devido aos recentes cortes na Educação que prejudicaram a situação orçamentária das instituições federais. Entretanto, a Universidade afirma já estar tomando as devidas providências para resolver a questão. “A UFSJ está revendo os valores dos editais, reduzindo o montante pago por aluno às instituições hospitalares. As novas quantias estão sendo avaliadas por várias entidades que se recusaram anteriormente a receber os estudantes da Universidade para realização de estágio”.
Quanto às manifestações dos estudantes, “a UFSJ informa que respeita o direito de manifestação e reafirma o seu empenho na busca de soluções sustentáveis que promovam a formação adequada dos alunos e atendam às boas práticas da administração pública”, finaliza.
Até o fechamento desta edição, a Santa Casa da Misericórdia não havia se pronunciado sobre o fato.
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
TAÇA DEL REI DE VÔLEI ANIMOU OS AMANTES DA MODALIDADE NESTE FINAL DE SEMANA
Leia mais
2° FEST VITA TERMINA HOJE COM MUITA MÚSICA DE VIOLA
Leia mais
- Category: Cidade