AGUACEIROS
Redação
on
abril 30, 2022
PELAS ESQUINAS 1084
07/12/2019
ANO NOVO
04/01/2020
AGUACEIROS
Por Jota Dangelo
Santa Bárbara! São Jerônimo! Mas que papelão! O quê que vocês estão fazendo que não viram o aguaceiro transbordando rios, encharcando a terra, invadindo casas, destruindo tudo? Afinal, não são vocês dois os encarregados de controlar os raios e trovões? Como é que é? Estavam de férias? Parem com isto. Eu sei que vocês devem estar no bem bom, já que no céu não chove. O céu é mais acima, já que embaixo fica o inferno, é o que dizem. Mas vocês podiam ter feito alguma coisa. Ou melhor, ainda podem fazer alguma coisa, bolas! Vocês não têm medo de Deus cortar o ponto de vocês, não?
Vejam o que ocorre em São Paulo. E lá nem precisa tanta chuva. E eu disse São Paulo, heim! Com este nome de santo vocês não podiam deixar acontecer o que vem acontecendo por lá. E está se repetindo…Não pega bem para você, Santa Bárbara; nem para você, São Jerônimo (será com J ou G?).
E não foi falta de reza, não. Eu tenho invocado vocês todas as noites. Sei que não sou a pessoa mais indicada para pedir coisas aos Santos, tanto me pesam as imperfeições, mas conto com a misericórdia dos que são tocados pela santidade para relevar os meus defeitos e ouvir as minhas preces. E dizem que está só começando. Começando? Para mim já passou do limite. Eu não tenho humor para suportar temporal. Nem chuvisco, pô! Chega de chuva, gente! Chega de enchentes! Chega de frestas no asfalto! Chega de queda de barreiras, lama, deslizamentos de terra, prejuízos, desabrigados! Quero o sol, o velho sol, estalando de luz, acalorando tudo, fazendo descer o suor na testa, obrigando a busca de abrigos mais frescos. É verão, Santa Bárbara! É verão, São Jerônimo! Mesmo que ainda não seja, de fato, já estamos quase lá! Ponham-se a trabalhar, gente! Que nós, pobres mortais, estamos impotentes diante da fúria da natureza que resolveu, neste 2019, por uma investida líquida, fazer-se trombas d´água, invernadas de chuva fina intercaladas com tempestades onde não faltam granizos e ventos impetuosos.
Temos que apelar é para vocês dois mesmo! Pelo que sei, vocês são o casal encarregado de sustar raios, controlar trovões, dominar ventos e amansar tempestades. Não dá para mandar chover deste jeito lá no deserto do Saara, não? Lá tem areia pra dedéu, a água não empoça, não há possibilidade de enchente, e também não tem ninguém morando por aquelas bandas…
Conversem aí com o seu Chefe, pô! Ele sabe das coisas, foi ele quem criou este negócio todo, é o que se diz por aí. Com todo respeito, eu acho que vocês estão é de sacanagem com a gente…Sei que fazemos, nós, os terráqueos, muita coisa errada, mas não é preciso castigo tão violento. Dá um tempo! Menos, menos…
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
SEXTA-FEIRA DAS DORES
Leia mais
CANTO FÚNEBRE
Leia mais
TÓPICOS 1091
Leia mais
- Category: Pelas Esquinas