
MOTOCICLISTAS SE ENCONTRAM EM SÃO JOÃO DEL-REI NESTE FINAL DE SEMANA
03/08/2019
IGREJA DO SR. BOM JESUS DO MONTE ESTÁ NA FASE FINAL DE RESTAUROS
03/08/2019
AS MIL FORMAS DE SER PAI
- #diadospais #pai #paternidade #sjdr #adoção #filho #família
Ser pai, entre inúmeras coisas, é ser amor, distribuir carinho e compartilhar conhecimento – Arte : Gazeta
PAI, no dicionário, é “aquele que tem ou teve filhos”. Mas muito mais que um significado concreto, essa palavra de apenas três letras tem um sinônimo muito maior do que se pode imaginar. Ser pai, entre inúmeras coisas, é ser amor, distribuir carinho e compartilhar conhecimento. É ser o super-herói favorito ou príncipe encantado; é se tornar o melhor amigo e um exemplo a ser seguido.
Fazer parte da vida de um filho e acompanhar seu crescimento, dia após dia, é uma missão divina. Ser responsável por uma criança é compromisso de vida inteira e a necessidade natural de ser um porto seguro, na alegria e na tristeza.
Ser pai, entre inúmeras coisas, é ser amor, distribuir carinho e compartilhar conhecimento – Arte : Gazeta
PRIMEIRO DIA DOS PAIS
Ser pai é muito mais do que apenas laços sanguíneos. Muitas vezes esse papel é desempenhado por quem não tem nenhum parentesco biológico com a criança, pois na relação de paternidade impera o amor. Um sentimento tão forte que pode nascer apenas com um olhar, um sorriso e se transformar em um vínculo familiar.
O ano de 2019 é especial para um casal da região que, após anos na extensa fila de adoção, há três meses foi agraciado com a adoção de duas crianças. Sempre acompanhando com muito amor e se dedicando integralmente ao desenvolvimento, as travessuras da idade e a educação, o pai de primeira viagem, João (nome fictício a pedido da família, pois o processo de adoção ainda é recente), conta que o desejo de formar uma família era enorme e a cada dia aprende um pouco mais sobre a paternidade.
“Será meu primeiro Dia dos Pais, assim como foi o primeiro Dia das Mães da minha esposa. E ainda estamos aprendendo a administrar tudo e caminhar no dia a dia para que os laços de pertencimento e de família se solidifiquem e ultrapassem a consanguinidade e a cor da pele. Nunca ouvi tanto ‘papai e mamãe’”, conta alegre.
Quanto à paternidade responsável ele afirma que espera que seus exemplos possam ser influências positivas na vida das crianças. “Enxergamos ali dois seres humanos, e estamos trabalhando em sintonia para que desde já o mundo tenha como herança dois seres humanos melhores, seguros, responsáveis, solidários, realizados, educados, com saúde, felizes e que se emanem amor. A paternidade responsável representa esta possibilidade de influenciar positivamente na formação e na vida destas crianças”.
E DE REPENTE… PAI
Seja uma escolha ou uma surpresa da vida, a chegada de um filho causa mudanças e traz a possibilidade de viver novas experiências, de aprender e deixar um legado. E é com a grata surpresa que o apresentador Marcelo Alvarenga, experiente locutor da Rádio Vertentes FM, se prepara para comemorar o primeiro dia dos pais.
Quando Marcelo recebeu uma mensagem de texto dizendo que ele seria pai, muitas preocupações e inseguranças brotaram em sua cabeça, mas isso não impediu que ele aceitasse a responsabilidade de peito aberto. “Eu tinha acabado de chegar na minha terra natal quando recebi a notícia e de cara inúmeras coisas passaram na minha cabeça: o que eu vou fazer, será que meu salário vai dar, vou conseguir dar tudo que ela precisa, passei uma semana preocupado. Mas depois o medo e a preocupação foi passando, acompanhei boa parte da gestação e o nascimento de perto”, relembra.
Marcelo conta que nunca havia se imaginado pai e que, apesar de ainda não conseguir desempenhar algumas funções, a cada dia que passa perto da filhinha de apenas seis meses, descobre dentro de si uma nova pessoa. “As pessoas vivem falando que não combina comigo ser pai, mas eu sempre gostei e brinquei com as crianças. E com ela, aos poucos, também vou me aproximando. Vejo ela de três a quatro dias na semana e brinco, conto historinha, canto, faço muita bagunça e, claro, ajudo sempre com o que precisar. Ainda só não aprendi a dar banho e nem trocar fralda, mas a gente vai aprendendo um com o outro”.
Em relação ao seu primeiro dia dos pais, pensativo, o locutor e apresentador conta que “a ficha ainda não caiu que será meu primeiro Dia dos Pais. Fico pensando mais como papel de filho em passar a data com o meu pai, de 82 anos, e está longe. Mas o dia 11 de agosto vai ser diferente, independente se estiver aqui ou na minha cidade, o dia com certeza vai ser muito especial”.
Não existe um manual, tampouco uma fórmula que ensine como ser pai. Trata-se de um caminho que cada um deve descobrir e se esforçar para ser o melhor possível. Criar um filho é um trabalho em tempo integral, que exige dedicação e paixão. E o salário? Bom, é o mais valioso em todo o mundo: o amor. Desde já, o Jornal Gazeta deseja a todos os pais um excelente 11 de agosto!