terça-feira, junho 28, 2022

Atlético Mineiro tem sua própria Criptomoeda; Veja como conseguir

Atual campeão brasileiro, o Atlético Mineiro tem a sua própria criptomoeda. Chamada de Fan Token, a cripto serve como utilidade para a torcida do clube, possibilitando aos adeptos benefícios exclusivos para quem a possui.

A criptomoeda do clube mineiro não tem como objetivo gerar lucro, mas sim, servir como apoio ao time do coração. Todo dinheiro arrecadado vai direto para os cofres do Atlético, que traz o retorno nos gramados e em projetos com sua torcida.

O que são Fan Tokens

Criado dentro de uma Blockchain, assim como qualquer outra criptomoeda, o Fan Token serve mais como um apoio ao clube do que qualquer coisa.

Em entrevista ao portal da UOL, o CEO da Liqi, empresa de tokenização, falou sobre a valorização da tal moeda.

Fan tokens são uma espécie de programa de sócio torcedor 2.0. Um investidor jamais deveria comprar um fan token com uma expectativa de valorização de um ativo, porque ele não tem essa característica. Ele pode valorizar? Pode. Mas é puramente especulação”, afirmou, Daniel Coquieri.

Os clubes brasileiros principalmente, hoje enxergam o Fan Token como grande oportunidade de obter lucro de seus apoiadores vendendo a ideia de criptomoeda, que chama atenção do mundo inteiro.

Como a maioria das equipes se encontra em situação financeira difícil, com a crise também chegando aos gramados, apoiar o time e ainda se introduzir nesse meio das criptos pode ser interessante para aqueles que querem começar.

Como conseguir a criptomoeda

Chamado de $GALO, alusão ao mascote do clube, o ativo pode ser comprado atualmente por um real e vinte centavos. Na época em que foi lançado, a moeda valia 2 dólares, ou seja, 10 reais. A desvalorização dos fan tokens é considerada comum no meio do futebol, o Paris Saint Germain da França, por exemplo, teve uma queda de 20% nos seus ativos do token após ser eliminado da Champions League.

A compra pode ser feita via site oficial do clube, ou em “lojas” de Fan Tokens na internet.

O primeiro lote foi disponibilizado no ano passado, em agosto, e em 8 minutos foram vendidos 600 mil tokens. Até o fim do ano, os mineiros arrecadaram 850 mil de sua cripto, o que rendeu 9 milhões de reais.

Vantagens de obter cripto do Atlético Mineiro

O portador do $GALO participa de decisões no clube. Não aquelas de maior impacto, mas sim superficiais, como escolha de uniforme, e nomes de mascotes.

O primeiro “evento” por exemplo, foi a escolha dos torcedores pelo design da braçadeira de capitão que seria utilizada até o fim da temporada. Após o fim da votação, foi escolhido o modelo e cada um daqueles que ajudaram na decisão, ganharam um modelo digital do objeto, tendo assim também uma espécie de NFT.

Conforme o Atlético Mineiro vá mantendo seus bons resultados em campo, o preço de sua cripto aumenta e estabiliza. Nos últimos dias, a cripto teve um aumento de mais de 2%.

Outros times brasileiros a adquirirem esse modelo são o Vasco, São Paulo, Cruzeiro, Coritiba e Flamengo, esse, que detém o recorde de vendas do ativo. Foram 1 milhão de MENGOs compradas em 12 minutos.

 

LEIA TAMBÉM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Populares