CIRCUITO TRILHA DOS INCONFIDENTES DIVULGA TRÊS ROTAS DA REGIÃO EM EVENTO EM GRAMADO
Redação on abril 30, 2022
AVES SILVESTRES SÃO ENCONTRADAS EM RESIDÊNCIAS
23/11/2019
PM PRENDE QUATRO SUSPEITOS POR TRÁFICO DE DROGAS
23/11/2019
Na região do Campo das Vertentes, 22 cidades compõem o Circuito Trilha dos Inconfidentes. A trilha revisita tradições e promove o intercâmbio cultural e o turismo mineiro. Recentemente, a Trilha esteve em Gramado, no Rio Grande do Sul, para promover a Rota de Nhá Chica – Caminho das Virtudes, durante o Festuris, entre os dias 7 e 10 de novembro. O projeto foi trabalhado por dois anos, a partir de uma parceria entre o Circuito das Águas e a Trilha dos Inconfidentes, com um percurso de 220 km abrangendo nove cidades.
Durante os dois anos de desenvolvimento da rota, a iniciativa trabalha na formação e fortalecimento da administração, realizando pesquisas e levantamentos dos atrativos turísticos e histórico-culturais. De acordo com o gestor da Trilha, Marcus Vinícius da Costa Januário, a expectativa é de que o projeto seja “um dos principais roteiros religiosos dentro do estado de MG e fortalecerá o CRER, que é o Caminho Religioso da Estrada Real”.
Para a finalização da Rota de Nhá Chica, ainda é necessário concluir a sinalização do roteiro, definir os pontos de apoio e publicar o Guia do Peregrino, que orientará os turistas a respeito das condições do percurso. Ao todo, serão 11 trechos distribuídos entre: São João del-Rei, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Carrancas, São Lourenço, Soledade de Minas, Caxambu, Baependi e Cruzília. Neste sentido, cada trecho representará uma das virtudes atribuídas à santa: castidade, prudência, fé, humildade, fortaleza, justiça, pobreza, obediência, caridade, esperança e temperança.
CAMINHOS DE SÃO TIAGO
A terra do café com biscoito também está com mais um roteiro turístico inspirado nos Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha. Partindo de Ouro Preto em direção a São Tiago, os “Caminhos de São Tiago” prometem fomentar o turismo e a economia local valorizando a cultura e a identidade das cidades.
O trajeto terá 275 km percorrendo Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago. Cada trecho entre as cidades será delimitado em 30 km, podendo ser realizado tanto a pé quanto de bicicleta, cavalo, carro ou moto.
ROTA DO QUEIJO
Desde 2018, o Circuito Trilha dos Inconfidentes também promove a Rota do Queijo Terroir Vertentes, para incentivar o desenvolvimento econômico, gastronômico e turístico de 23 cidades da região. O projeto começou com apenas 5 queijeiros e foi premiado com o segundo lugar no 1º Prêmio Nacional do Turismo, que aconteceu no Rio de Janeiro, no ano passado. “Agora estamos com 35 produtores que querem fazer parte do projeto. Este ano ainda entregaremos a sinalização do roteiro de Queijos Minas Artesanal e os Totens nas Queijarias”, destaca Marcus.
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
- Category: Cultura