CONCERTO ENCERRA MUSIK EXPEDITION
Redação
on
abril 30, 2022
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/parceria-athletic-assessoria-de-comunicacao-80x80.jpg)
ATHLETIC CLUB FIRMA PARCERIA COM EMPRESA DO EXTERIOR
31/08/2019
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/fest-vita-80x80.jpg)
2° FEST VITA TERMINA HOJE COM MUITA MÚSICA DE VIOLA
01/09/2019
Durante as duas últimas semanas, São João del-Rei tem sido palco de diversas oficinas, palestras, corais e recitais, em mais uma edição do MUSIK-Expedition. A programação do festival teve início no dia 19 de agosto e termina neste sábado, 31, com um concerto de compositores locais e internacionais, a partir das 18h, na Rua da Cachaça.
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/musiki-expedition-540x405.jpg)
Festival promove o intercâmbio musical entre SJDR e Alemanha – Foto: Musik-Expedition / Divulgação
Criado em 2016 pelo Instituto Spix & Martius, o MUSIK-Expedition tem como objetivo tornar São João del-Rei uma referência em intercâmbio acadêmico e residência artística, no Brasil e no mundo. Na edição de 2019 o festival recebeu 3 músicos da Universidade de Koblenz-Landau, na Alemanha e 5 músicos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, no Paraná, além de 60 músicos locais.
O Diretor de Planejamento e Gestão do Instituto, Pedro Lago, conta que o festival tem cada vez mais superado as expectativas e que uma das surpresas dessa edição são a pluralidade e a diversidade musical da expedição. “A interação entre os músicos latino-americanos, alemães e os são-joanenses tem sido enorme, e diversos grupos têm se formado, produzindo muita música de todos os estilos”.
Na edição anual o MUSIK-Expedition realizou alguns concertos especiais, em homenagem aos 101 anos do professor e compositor são-joanense Oswaldo de Paula, e ao bicentenário do Padre José Maria Xavier. Ao longo dos dias, o Teatro Municipal, O Conservatório Estadual de Música e o Centro Cultural da UFSJ foram os responsáveis por receber nove workshows, oficinas e palestras, além de cinco dias de concertos e recitais.
Segundo Lago, as expectativas para o encerramento são as melhores, pois a comunidade são-joanense tem comparecido em peso durante as apresentações musicais. “A expectativa para o encerramento do festival, hoje, é promover uma noite dedicada à nova musica brasileira, com diversas bandas e artistas locais acompanhados pelos convidados estrangeiros, celebrando a música autoral, o intercambio e a diversidade”, finaliza.
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
INSCRIÇÕES O PARA PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MÚSICA DA UFSJ TERMINAM HOJE
Leia mais
- Category: Cultura