ESTRADAS DA ZONA RURAL DEVEM SER REVITALIZADAS ATÉ NOVEMBRO
Redação
on
abril 30, 2022
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/chico-almeida-foto-natalia-elmor-80x80.jpg)
CHICO ALMEIDA E CHICO LOBO SE APRESENTAM NO TEATRO MUNICIPAL
17/08/2019
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/69228473-419669915566450-8142711299713794048-n-80x80.jpg)
TEATRO DA PEDRA APRESENTA ESPETÁCULO INFANTIL DURANTE O MÊS DE AGOSTO
18/08/2019
Afirmação foi do responsável por esse departamento na secretaria
de obras, após questionamento de moradores
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/estradas-rurais-foto-claudio-apolinario-divulgacao-540x405.jpg)
No distrito de Brumado obras já iniciaram – Foto: Cláudio Apolinário Divulgação
A reestruturação das estradas é uma necessidade recorrente dos moradores dos distritos e comunidades são-joanenses, pois elas são essenciais para o transporte das produções agropecuárias e acesso às escolas da região. A moradora do distrito de Brumado, Maria José da Silva, conhecida como Maria do Brumado, conta que não há uma comunicação efetiva entre os moradores e a Prefeitura.
“As estradas aqui estão um caos e cheias de buracos com mata burros entupidos. Estamos cansados de pedir socorro e nada. Durante o período de chuvas piora e muito, temos que dar volta pelo Rio das Mortes, e quem não está acostumado a dirigir na BR, corre um grande risco de vida. A única coisa que pedimos são as estradas arrumadas”.
As ações de recuperação e manutenção das estradas rurais são conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras desde 2016. O responsável pelas obras na Secretaria, Cláudio Apolinário, relembra que em 2017 a maioria dos trabalhos foram paliativos e que em 2018 alguns lugares receberam um serviço com melhor finalização. Em 2019 parte das obras já estão concluídas nas comunidades do Boa Vista, Morro Grande, Cajuru, Trindade, Mumberra, Brumado e Caxambu.
“Hoje nós já temos 70% das estradas melhores e em 30% ainda falta executar o resto das obras. O nosso trabalho não é eficaz, muitas vezes em algum lugar dá para fazer apenas um paliativo. A demanda é muito grande e temos problemas com as máquinas. Espero que esse ano a gente faça o paliativo só em alguns lugares”, afirma Apolinário. O responsável por essa manutenção ainda lembra que cerca de 1,3 mil km das estradas vicinais da zona rural de São João del-Rei estão sendo revitalizadas. Os trabalhos envolvem principalmente a manutenção dos mata burros e o cascalhamento das estradas.
Nas obras, a Secretaria responsável utiliza uma Motoniveladora Patrol, uma retroescavadeira e dois caminhões. A estimativa é de que os trabalhos sejam concluídos entre outubro e novembro. “Demorou, mas é melhor você esperar um serviço que seja mais bem feito com uma durabilidade maior. Dependendo do serviço que você fizer leva mais tempo para que a chuva danifique as estradas”, conclui Cláudio.
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
CAMPANHA “AJUDAR É ANIMAL” REALIZA EVENTO AMANHÃ NO LARGO TAMANDARÉ
Leia mais
PRIMEIRO CINE MUSEU DE SETEMBRO É HOJE ÀS 14H
Leia mais
- Category: Cidade