FESTIVAL DE VIOLA, TORRESMO E ANGU É DIVERSÃO GARANTIDA
Redação
on
abril 30, 2022
FIGUEIRENSE SE PREPARA PARA REENCONTRAR ALGOZ DA ÚLTIMA PARTIDA
29/08/2019
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/medicina-ufsj-3-redes-sociais-divulgacao-80x80.jpg)
FALTA DE ESTÁGIO MOBILIZA ESTUDANTES DE MEDICINA DA UFSJ
31/08/2019
Torresmo é um dos pratos que poderá ser degustado durante o Fest Vita que tem programação até este domingo – Foto: Asses. de Comun. Pref. de Santa Cruz de Minas / Divulgação
FEST VITA ACONTECE EM SANTA CRUZ DE MINAS ATÉ AMANHÃ, 1º DE SETEMBRO. NA PROGRAMAÇÃO ENCONTROS DE ESCOLAS DE VIOLA CAIPIRA, WORKSHOP DE PRODUÇÃO DE FEIJÃO TROPEIRO, RODA DE VIOLA, TORRESMO E MUITA ANIMAÇÃO
Os amantes da cultura mineira já podem comemorar, pois começou o 2° Festival de Viola, Torresmo e Angu (Fest Vita), em Santa Cruz de Minas. Com uma programação recheada de shows, com moda de viola e o típico sabor da culinária local, a cidade espera ser um grande atrativo turístico neste final de semana.
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/festivita-2-prefeitura-de-santa-cruz-540x290.jpg)
Torresmo é um dos pratos que poderá ser degustado durante o Fest Vita que tem programação até este domingo – Foto: Asses. de Comun. Pref. de Santa Cruz de Minas / Divulgação
O Secretário de Cultura, Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Lazer do município, Ricardo Guimarães, explica os principais objetivos do evento. “Visamos valorizar o sentimento de pertencimento local e abranger toda a comunidade”. A programação trará muitas atividades e atrações para aqueles que quiserem comparecer na Praça São Sebastião, local da festa e vai até amanhã.
Hoje, 31, às 13h, acontece encontro de escolas de viola caipira, com a presença dos jovens violeiros das escolas de Santa Cruz de Minas, Conservatório Padre José Maria Xavier, Pingo D’agua e Santana dos Montes. Já às 16h haverá lançamento do livro “Viola de Queluz”, e às 17h, workshop na praça com o chefe Gustavo Freitas, para ensinar a produção do tradicional feijão tropeiro.
Ao cair da noite a animação só deve aumentar, com o show do violeiro Benigno, às 19h, e com roda de viola caipira e degustação de porções de torresmo, às 20h. Às 21h, acontecerá o show “Violas de Minas”, com os renomados artistas Chico Lobo, Pereira de Viola e Wilson Dias que encerrarão a noite com chave de ouro.
Chico Lobo, prata da região, foi um dos responsáveis por idealizar o Fest Vita e dá nome à Escola de Viola de Santa Cruz. O artista revela a sua alegria em ver o evento crescendo e o que espera para o seu show. “Queremos que as pessoas possam compreender cada vez mais a importância da viola no cenário da música mineira e brasileira. Me sinto honrado e emocionado nessa parceria com Santa Cruz”.
O domingo, 1º de setembro, ainda reserva shows com Beto Marques e Tião do Folio, às 20h, e César e André, às 21h. Segundo a organização são esperadas cerca de 5 mil pessoas no evento com presença totalmente gratuita.
ESCOLA DE VIOLA DE SANTA CRUZ DE MINAS
Idealizada por Chico Lobo e pela atual administração no primeiro Fest Vita em 2017 e com um ano recém-completado de criação, o Instituto Chico Lobo, nome dado para homenagear o padrinho da escola, já reúne cerca de 40 jovens, 3 professores, além de uma ampla fila de espera. Por meio da música os alunos da escola já são motivo de orgulho a toda comunidade.
O Secretário Guimarães ainda revelou os frutos que a Escola de Viola já vem trazendo para a cidade de Santa Cruz de Minas. “Os alunos dão muita alegria para a comunidade e para os seus pais que ficam super empolgados em vê-los, e agora no Fest Vita eles trarão o resultado deste ano de aprendizado”, afirma.
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
ENTRE RIOS DE MINAS REALIZA CAMPANHA CULTURAL EM PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL
Leia mais
- Category: Cultura