FORA DA PASSARELA
Redação
on
abril 30, 2022
ANO NOVO
04/01/2020
PELAS ESQUINAS 1088
01/02/2020
FORA DA PASSARELA
Por Jota Dangelo
O Carnaval de 2020 começou mal, muito mal. Três Escolas de Samba decidiram não participar dos desfiles: Metralhas, São Geraldo e Bate-Paus. Com quais argumentos se afastam dos desfiles?
Um deles: a verba do Poder Público saiu muito tarde. O argumento não procede. Sem dúvida, há anos que estamos, nós, os carnavalescos, implorando à Prefeitura para liberar a grana do carnaval em parcelas mensais a partir de agosto, ou setembro. Facilita para a preparação das Escolas e para o Poder Público que não tem que despender de quantia exorbitante de recursos em janeiro, depois de ter desfalcado seu orçamento com o pagamento do salário e 13º dos servidores. Mas, do mesmo jeito, as Escolas de Samba nunca deixaram de desfilar porque as verbas foram liberadas em janeiro. Para dar um exemplo, em 2017 a verba saiu com 28 dias de antecedência do Carnaval; em 2018, com igualmente 28 dias; e em 2019, o Carnaval foi de 02 de março a 05 de março e a verba foi liberada em 11 de fevereiro, com antecedência de apenas 19 dias! Nenhuma Escola de Samba desistiu do desfile. E isto ocorreu sempre, desde 1965, quando o desfile e a disputa carnavalesca foram oficializadas em São João del-Rei. Para espanto dos de agora, nos anos iniciais da criação das verbas oficiais, uma das parcelas era paga depois do carnaval! Outros tempos…
Outro argumento colocado pela São Geraldo e pelo Bate-Paus, num programa da Rádio São João no dia 10 do corrente, fazia referência aos déficits de ambas as agremiações. De onde veio o déficit? Do carnaval de 2019, é claro. O que houve? Simples: as Escolas gastaram mais do que tinham em caixa. Esta dívida não pode ser paga pelo Poder Público, evidentemente. E, certamente, não foi a primeira vez que Escolas de Samba ficaram devendo alguma coisa depois do carnaval. A Escola teve um ano para tentar resolver o problema e, com certeza, não conseguiu. No caso do Bate-Paus é irônico. A comunidade do Senhor dos Montes, segundo informações, doou 600 mil reais para a reforma da Igrejinha do bairro. Claro, religião não é igual a Escola de Samba, mas a dívida de uma agremiação carnavalesca não chega, certamente, a ser nem 5% dos recursos para uma reforma de imóvel. Mas, por outro lado, o Metralhas não confessou nenhuma dívida. Por que não desfila? Pelo que se ouviu, a decisão do Metralhas parece ter sido “por solidariedade” à São Geraldo e ao Bate-Paus. Solidariedade entre rivais? Quando há uma disputa à vista? Estranho. Solidariedade entre Escolas de Samba diz respeito a reivindicações comuns a elas. Se o Metralhas não tem empecilhos formais que o impeçam de desfilar, e a verba da prefeitura está à sua disposição qual a razão para não desfilar? Se acha a verba pouca, isto é muito antigo e, então, vai ser um problema para sempre, uma vez que a Prefeitura tem seus limites orçamentários e muitos problemas para resolver.
Nestes episódios todos, em que ficou em segundo plano a tradição das agremiações que não vão desfilar, e em terceiro plano um pouco do respeito que as agremiações devem aos são-joanenses que se dispõem a vê-los e aplaudi-los nos desfiles, circula também a informação de que as outras três Escolas de Samba que vão desfilar – Girassol, Vem Me Ver e Mocidade Independente do Bonfim – conseguiram, com seu trabalho e perseverança, outros patrocínios adicionais para fazer frente às despesas de preparação do seu enredo. Assim, estão, aparentemente, mais preparadas para serem vencedoras da disputa carnavalesca, o que tira, corre o boato, o espírito de competição de escolas que estão devendo ou não conseguiram patrocinadores adicionais. É o que se diz. Eu não penso assim, pelo contrário. Acho que o desfile carnavalesco tem sentido mais amplo: almejar a vitória é normal numa disputa, mas a presença na passarela é honrar a tradição da agremiação e do carnaval de rua de São João del-Rei. Espero que o público esteja presente com seus aplausos para as Escolas de Samba que vão desfilar.
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
SEXTA-FEIRA DAS DORES
Leia mais
CANTO FÚNEBRE
Leia mais
TÓPICOS 1091
Leia mais
- Category: Pelas Esquinas