Hemominas De São João Del-Rei Está Com Estoque Baixo
Redação
on
abril 30, 2022
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Hemominas-De-Sao-Joao-Del-Rei.jpeg)
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/sid-ute-greve-foto-pagina-oficial-sindute-sao-joao-del-rei-80x80.jpg)
AMEAÇA DE TRANSMISSÃO DO NOVO CORONAVÍRUS SUSPENDE AS AULAS EM TODAS AS INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM MG
28/03/2020
SAÚDE AGUARDA RESULTADO DE EXAMES DE DUAS PESSOAS QUE MORRERAM COM SUSPEITA DE CORONAVÍRUS
11/04/2020
HEMOMINAS DE SÃO SÃO JOÃO DEL-REI ESTÁ COM ESTOQUE EM BAIXA E PEDE À POPULAÇÃO DA REGIÃO PARA QUE DOEM SANGUE PARA SALVAR VIDAS
- #covid19
- #doesangue #hemominas
- #hemonucleosjdr
O tipo sanguíneo O- é o que tem maior demanda por ser doador universal. – Foto: Banco de Imagens
Com o surgimento do coronavírus e o isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os hemocentros de todo o país apresentaram considerável queda no número de doações. Em São João del-Rei, a baixa é de cerca de 50% de acordo com dados do Hemominas. Esse panorama vem preocupando os profissionais da saúde pois, apesar do Covid-19, ainda há muitos pacientes que necessitam de sangue.
Tânia Mara Santo, gerente administrativa da Fundação Hemominas de São João del-Rei, explicou que outras novas medidas de precaução foram tomadas para atender os doadores com segurança neste período de pandemia mundial. “Foi disponibilizado álcool gel em todos os setores de acesso dos doadores. Todos os servidores de contato direto ao doador utilizam máscara. As cadeiras na sala de espera foram separadas para um maior espaço entre doadores, podendo ficar no máximo 10 pessoas dentro da Unidade. Na coleta, a doação é feita de dois doadores por vez”, explica.
Tânia conta que as doações do tipo O- por se o tipo mais raro, agora está tendo uma demanda ainda maior. Além disso, as doações de medula óssea também apresentaram queda. Desse modo, faz um apelo aos antigos e possíveis novos doadores. “Infelizmente, com o avanço do coronavírus, muitos doadores sumiram da nossa unidade. Peço encarecidamente que aquelas pessoas que estão bem de saúde, que compareçam ao Hemominas. Sabemos que o momento é delicado e que a população está temerosa, mas é preciso que entendam que precisamos salvar vidas”, afirma.
A recomendação da OMS é de que, no mínimo, 5% da população seja doadora. Entretanto, no Brasil, essa porcentagem não chega a 2% de doadores efetivos. A idade para a doação de sangue é dos 16 até 68 anos. Contudo, a pessoa que tem 16 e 17 anos de idade, por ser menor, deve apresentar um requerimento específico que existe no site dos núcleos (hemominas.mg.gov.br). É necessário a apresentação do formulário assinado pelo responsável, além do xerox da identidade do assinante.
O processo de doação leva alguns minutos e são retirados 450 ml de sangue do doador, independente do sexo. Para isso existem alguns requisitos. É necessário que a pessoa esteja bem de saúde, pese mais de 50kg, não tenha comportamento para doenças sexualmente transmissíveis e não tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade. Pessoas que apresentem essas características não podem fazer doação em momento algum. Há também os com “inaptidão temporária”. São aqueles que fazem tatuagem, colocam piercing, estão gripados ou tomando algum tipo de medicamento que impede a doação temporariamente.
O Hemonúcleo de São João del-Rei, atualmente, atende 17 municípios e 26 hospitais que abrangem toda a região de Conselheiro Lafaiete até Lavras. Os horários para doação de sangue são: segunda-feira, de 16h às 19h; terça-feira, de 15h30 às 19h30; quarta, quinta e sexta-feira, de 7h às 11h30.
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
EMPRESÁRIOS SOFREM COM ESTABELECIMENTOS FECHADO
Leia mais
- Category: Cidade