MUSEU REGIONAL CELEBRA ATÉ HOJE A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Redação
on
abril 30, 2022
PM PRENDE QUATRO SUSPEITOS POR TRÁFICO DE DROGAS
23/11/2019
SÃO JOÃO DEL-REI TEM 550 CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS
23/11/2019
Comemorado na última quarta-feira, 20, o Dia da Consciência Negra relembra a importância do debate sobre a inserção e a condição do negro na sociedade brasileira. A data também homenageia Zumbi dos Palmares, um dos mais importantes líderes contra a escravidão no Brasil. Em São João del-Rei, a programação do Museu Regional não se restringiu apenas ao dia 20. A Semana da Consciência Negra começou na segunda-feira, 18, e termina hoje, 23, com uma projeção de imagens de comunidades quilombolas, às 16h.
Durante a Semana da Consciência Negra, o Museu Regional realizou uma exposição, sarau, Cine Museu, bate papos e uma oficina em parceria com a UFSJ e as escolas da rede pública para incentivar, ao longo de seis dias, reflexões sobre a cultura africana e as suas influências na cultura brasileira. “Assim como promover a valorização e o respeito às manifestações culturais afro-brasileiras”, acrescenta a Técnico em Assuntos Educacionais no Museu Regional, Ana Maria Nogueira Oliveira.
A partir da parceria com as escolas, os alunos foram convidados a participar das atividades e visitar a exposição “Somos Nós”, da artista Maria de Fátima Loureiro Vasconcelos, que segue disponível até o dia primeiro de dezembro. O Setor Educativo do Museu Regional organiza a Semana de forma que “o museu seja um lugar de encontro e de discussões, que promova o conhecimento, bem como valores para uma sociedade mais justa e solidária”, declara Ana Maria.
O encerramento da Semana da Consciência Negra acontece hoje, às 16h, na sede do Museu Regional, com uma exibição de fotografias e histórias capturadas pela fotógrafa Beatriz Domingues e a antropóloga Gláucia Buratto, em trabalhos desenvolvidos com comunidades quilombolas. Atualmente o Museu Regional ainda está em obras e exibe os trabalhos artísticos apenas na sala de exposição de curta duração, “mas a sua equipe tem feito um esforço para promover atividades educativas e culturais que possam manter o elo com a comunidade”.
Para ser declarado feriado municipal, faz-se necessária a aprovação de projeto de lei específico, na Câmara Municipal das cidades interessadas, bem como ulterior sanção do prefeito. Atualmente, em Minas Gerais apenas 11 cidades têm a data como feriado.
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
EMPRESÁRIOS SOFREM COM ESTABELECIMENTOS FECHADO
Leia mais
- Category: Cultura