PELAS ESQUINAS 1084
Redação
on
abril 30, 2022
PELAS ESQUINAS 1083
23/11/2019
AGUACEIROS
21/12/2019
PELAS ESQUINAS 1084
Por Jota Dangelo
SÁBADO LUMINOSO
Para mim, neste sábado, dois eventos chamam atenção. O primeiro deles é a comemoração que o Centro Cultural Feminino vai fazer em comemoração aos 306 anos da elevação do Arraial Novo a Vila de São João del-Rei. Pretende-se um evento com apresentação da consagrada Banda Theodoro de Faria e textos referentes à cidade onde os sinos falam. Na verdade, o dia da comemoração desta data é 8 de dezembro, mas domingo não é exatamente o melhor momento para reuniões que podem se estender pela noite a dentro. O Centro Cultural Feminino recebe o apoio do Fundo Estadual de Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, para a manutenção do seu Espaço Cultural, fomento indispensável para que a entidade possa cumprir os seus objetivos estatutários.
O segundo acontecimento deste sábado tem contexto familiar: trata-se da comemoração dos oitenta anos do meu primo e companheiro de sempre Neudo Luiz Torga da Silva. Se eu tivesse que apontar o mais fervoroso admirador e incentivador da Escola de Samba Qualquer Nome Serve, de saudosa memória, não teria a menor dúvida: seria o Neudo, acompanhante permanente dos preparativos que envolviam a criação dos desfiles da QNS. Seus 80 anos vão ser comemorados com um almoço para familiares e amigos, merecida comemoração fraterna para um são-joanense da mais pura linhagem bairrista, como a minha.
E MOMO?
Entramos em dezembro e ainda não ouvimos nenhuma palavra oficial sobre os festejos de Momo de 2020. A história se repete: o poder público só se manifesta sobre o assunto em janeiro, quando estamos muito perto dos festejos carnavalescos. É claro que as entidades carnavalescas estão pensando há algum tempo no que vão fazer e até já decidiram, com certeza, os seus enredos. Já tem compositores criando seus sambas para a ocasião. Mas, sem a verba oficial, ninguém começa a fazer despesas e elas são muitas e cada vez maiores. Além das nossas festas religiosas, nosso Carnaval de Rua é um dos eventos turísticos mais importantes da cidade. Deveria, desde agosto, estar na cogitação do Executivo e do Legislativo de São João del-Rei.
HOMENAGEM VASCAÍNA
Aconteceu nesta semana uma raridade: fui obrigado a torcer pelo Vasco contra o Cruzeiro. Não por causa do Cruzeiro, mas simplesmente porque o meu Botafogo passou a depender da vitória do Vasco para não correr o risco de ir para a série B do Brasileirão. E o Vasco cumpriu o seu papel. Fui obrigado a levantar um brinde para o Vasco. Mas a bebida desceu com uma má vontade dos diabos…
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
CANTO FÚNEBRE
Leia mais
TÓPICOS 1091
Leia mais
QUARESMA
Leia mais
- Category: Pelas Esquinas