RETRATOS DAS VERTENTES 1078
Redação
on
abril 30, 2022
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/retrato-das-vertentes-1-80x80.jpg)
RETRATO DAS VERTENTES 1077
31/08/2019
RETRATOS DAS VERTENTES 1078
Por José Antônio Ávila
Historiador
LARGO DA CRUZ
Diante das exigências do Movimento Higienista do início do século XX um novo espaço público surgiu em São João del-Rei: naquela quadra, “o fogo era usado para evitar a proliferação de doenças, e com isso, ocorreram vários incêndios no meio urbano”; assim, “uma das áreas atingidas por estes incêndios, foi a da atual Praça Dr. Paulo Teixeira, quando um grande número de casas foi devastado. Em consequência, no ano de 1914, sucedeu a demolição do quarteirão entre as ruas Resende Costa, Vigário Amâncio e Dr. Paulo Teixeira, dando origem à Praça dr. Paulo Teixeira, atualmente conhecida como Largo da Cruz”.Normalmente, se perguntarmos para os são-joanenses onde fica a Praça Dr. Paulo Teixeira, poucas pessoas saberão informar onde é; mas, se procurarmos informações sobre onde situa-se o Largo da Cruz, certamente quase todos saberão indicar o local. O nome Dr. Paulo Teixeira, que não caiu no gosto popular, “é homenagem ao advogado Dr. Paulo dos Passos Teixeira, cidadão são-joanense nascido em 1867, que estudou em São Paulo, onde se formou em Direito e atuou como promotor nas cidades de Itapecerica-MG e Bom Sucesso-MG. Em São João del-Rei também ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal”.
A denominação “Largo da Cruz” tem que ver com um antigo cruzeiro que desde o ano de 1920 fica incrustado na residência de número 29 do local, mas “há indicações de que antes da demolição do casario, a Cruz estava localizada no final de um beco que iniciava em frente à residência onde a Cruz se encontra atualmente”.
Tal cruzeiro, pela localização, é considerado o mais curioso da cidade e apresenta-se expressivo conjunto de símbolos da Paixão de Cristo; ele está cravado na parede, estando o galo que o ornamenta por sobre o telhado da residência (vide a foto de minha autoria). No Largo da Cruz, além d’um belo jardim e graciosas residências, estão a estátua em tamanho natural do dr. Augusto das Chagas Viegas e o antigo “passinho” aonde é reproduzida uma das estações da via sacra, pela Irmandade do Senhor dos Passos, além do imóvel que é a sede deste jornal; assim como todas as praças da cidade, o Largo da Cruz é local que merece ser cuidado, muito bem cuidado!
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
RETRATO DAS VERTENTES 1077
Leia mais
- Category: Retrato das Vertentes