ROTINA DO ALBERGUE SANTO ANTÔNIO EM SJDR É MODIFICADA
Redação
on
abril 30, 2022
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/whatsapp-image-2020-04-02-at-142400-80x80.jpg)
POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITOS DE ROUBO EM PRADOS
02/04/2020
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/files/wp-content/uploads/028-002-equipe-e1586459497917-80x80.jpg)
POLÍCIA CIVIL REALIZA MEDIDAS DE PREVENÇÃO NAS VERTENTES
11/04/2020
ROTINA DO ALBERGUE SANTO ANTÔNIO EM SJDR É MODIFICADA
- #alberguesantoantonio
- #coronavirus
- #grupoderiscocovid19
- #lardeidosos
O amor no tratamento dos idosos do Albergue Santo Antônio é uma das prioridades na administração – Foto: Paula Carribe / Divulgação
Mudanças foram tomadas como forma de prevenção para prevenir os albergados de contaminação pelo Covid-19
A última atualização do Ministério da Saúde, no dia 31 de março, apontou que 89% das mortes causadas pelo Covid-19 no Brasil era de pessoas acima dos 60 anos. Com isso, muitas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) têm adotado o isolamento, suspendendo as visitas de amigos e familiares, além de uma série de medidas de higiene para evitar a contaminação pelo coronavírus. Esse é o caso do Albergue Santo Antônio em São João del-Rei, que atualmente abriga 62 idosos residentes no bairro Dom Bosco, enquadrados no grupo de risco.
Os idosos são o grupo com mais chances de desenvolver as complicações do Covid-19, que podem levar a problemas respiratórios e a morte. Dessa forma, a rotina na instituição precisou mudar por tempo indeterminado, seja na suspensão das visitas aos idosos, ou até mesmo nas alterações no quadro de colaboradores e voluntários. Ainda assim, de acordo com a Irmã Carmelita da Divina Providência, Nair Cristina da Rocha, provedora do Albergue Santo Antônio, os serviços prestados pela instituição não serão interrompidos, visto que muitos residentes dependem de cuidados especiais, principalmente agora durante a pandemia.
“Estamos enfrentando bastante dificuldade com o quadro reduzido de funcionários e com as restrições. Nós estamos precisando usar álcool gel, luvas e máscaras. “Para isso, nós recorremos ao povo de São João, algumas entidades já disponibilizaram algum material, mas não é o suficiente”, lamenta Nair. Assim como grande parte da população, o Albergue também tem enfrentado dificuldade até mesmo para comprar estes matérias, que estão escassos devido a grande demanda causada pela chegada do vírus na cidade.
Para diminuir as chances de contaminação dentro da instituição, os funcionários têm desinfetado toda a parte externa do Albergue, mas a principal medida de prevenção é o isolamento social. O carinho e a companhia, no entanto, são essenciais para o bem-estar dos idosos neste momento, em que a saúde deles precisa ser preservada. Segundo Nair, para suprir essa necessidade de afeto, algumas parcerias e o acompanhamento psicológico foram implementadas.
“Nós entramos em contato com o Tenente Coronel Sérgio Matos, que irá nos apoiar com músicos do batalhão e motoristas. A nossa psicóloga também está atendendo tanto os nossos funcionários quanto os nossos residentes”, revela Nair. Os cuidados são constantes, mas a Irmã se diz apreensiva quanto às futuras consequências da doença, na manutenção do Albergue e pagamento dos funcionários. Para se manter a instituição possui três receitas principais: os convênios com o Governo Municipal e Estadual; a contribuição com o salário mínimo do próprio idoso; e as doações feitas por pessoas físicas e jurídicas.
Neste sentido, a provedora da instituição revela aguardar um apoio financeiro da Secretaria Municipal de Saúde, do Governo Estadual e Federal. “São João del-Rei tem essa casa, o Albergue Santo Antônio, há 107 anos. É uma casa que precisa ser olhada não apenas pela sociedade, mas também pela Secretaria Municipal de Saúde, que ainda não nos deu esse apoio”. Outra demanda do Albergue é a disposição de testes de detecção tanto em residentes quanto em funcionários que possivelmente tenham contraído o vírus.
Atualmente, o Albergue solicita doações de álcool gel e líquido, sabonete líquido, papel toalha, máscaras, água sanitária, detergentes e luvas de procedimento. Os interessados em contribuir podem entrar em contato pelo telefone (32) 3371-8383.
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
ENTRE RIOS DE MINAS REALIZA CAMPANHA CULTURAL EM PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL
Leia mais
- Category: Cidade