SÃO JOÃO DEL-REI TEM 550 CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS
Redação
on
abril 30, 2022
MUSEU REGIONAL CELEBRA ATÉ HOJE A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
23/11/2019
KARATECAS DAS VERTENTES SE DESTACAM EM BRASILEIRO EM SP
23/11/2019
Secretaria de Saúde divulgou último relatório na 1º semana de novembro
Na primeira semana de novembro São João del Rei já havia registrado 550 casos confirmados para dengue, neste ano de 2019. Comparado ao ano passado, que teve apenas dez incidência da doença, os números atuais são alarmantes. O coordenador de endemias da Secretaria de Saúde, José Jardim Júnior, conhecido como Juninho, afirma, entretanto, que 2018 não foi um ano epidêmico e por isso o número de casos foi baixo. “2010, 2013, 2016 e 2019foram anos epidêmicos. Para se ter uma ideia o número de casos confirmados em 2016 foram 1,7 mil e tivemos maisde 2,2 mil notificações. Este ano temos muito registros de dengue, mas se comparado ao último ano epidêmico o número é bem inferior”, explica.
LIRAA
Tanto na zona urbana com na zona rural o último levantamento do índice do Aedes Aegypti feito em São João del-Rei detectou que a cidade se encontra em médio risco e que a maioria dos focos foram encontrados em imóveis com presença humana. “Dependemos da ajuda da população. Acabar com a dengue é simples. Só não deixar água parada. Desentupir as calhas. Coisas simples que é o que sempre informamos a população. As pessoas tem que observar essas questões diariamente. São dez minutos que podem salvar vidas”, alerta o coordenador.
CIDADE LIMPA
Além de todo o trabalho de conscientização da população para observar os focos de Aedes Aegypti nas residências, o departamento de epidemiologia também está realizando um trabalho denominado cidade limpa. “Estivemos em vários bairros recolhendo coisas que o caminhão de lixo não recolhe como guarda-roupas, sofás e geladeiras velha.Cada sábado fomos em uma localidade de São João del-Rei”, afirma.
O projeto que contou com a parceria de várias instituições recolheu, em sete dias de atuação, feita em mais de 60 pontos de coleta, 25 caminhões de lixos que a limpeza urbana não recolhe.
Gazeta de São João del-Rei
Artigos Relacionados
EMPRESÁRIOS SOFREM COM ESTABELECIMENTOS FECHADO
Leia mais
- Category: Cidade