sábado, agosto 13, 2022

Belo Horizonte terá ativação do 5G neste sexta (29)

A capital de Minas Gerais, junta as cidades de João Pessoa e João Pessoa, vai ser os próximos municípios a receber a internet móvel de, até então, última geração (5G). A previsão é de que, nessas capitais, o sinal seja ativado na próxima sexta-feira (29). O comunicado foi propagado com o Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Na próxima quarta-feira (27), Moisés Queiróz Moreira, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), irá convocar uma reunião extraordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência. A faixa compreendida será entre 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

Em suma, o Gaispi atua com o propósito de garantir a limpeza da faixa contra interferências. Por consequência, o sinal consiste na migração do sinal de TV por antenas parabólicas da frequência em vigência, na banda C, para uma frequência atual, na banda kKU.

Em BH, por exemplo, a instalação dos filtros já está concluída, e os testes foram concluídos durante o fim de semana. No caso da capital mineira, os testes devem ser finalizados nesta segunda-feira. “Essas cidades estão avançadas nos trabalhos, fizeram os testes no fim de semana e terminaram agora. A limpeza já foi feita”, alegou Queiróz, em entrevista.

A princípio, a ativação do 5G nas capitais deveria acontecer até 31 de julho, porém o Gaispi solicitou a prorrogação por mais 60 dias. O edital de leilão das faixas prevê esse período. Por outro lado, os filtros importados da China apresentam lentidão.

LEIA TAMBÉM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Populares