segunda-feira, agosto 8, 2022

Brinquedo trava em BH, e visitantes passam susto

A roda-gigante instalada no Mirante BH, no bairro Olhos D’água, ficou paralisa devido a uma pane no sistema elétrico, que travou na noite do último sábado (30). O aparelho itinerante é considerado o mais alto do mundo, com 36 metros de altura. Na ocasião, cerca de 30 pessoas ficaram presas e, em função do vento, várias cabines balançaram.

No brinquedo, em um dos pontos mais altos, um casal e o filho, de 5 anos, ficaram presos. Por causa disso, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 21h40. De dentro das cabines da roda-gigante, os usuários efetuaram as ligações de pedido de socorro.

De acordo com operador da máquina, a pausa foi imprevista e a razão do acontecimento ainda não foi descoberta. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o funcionário se transformou em uma espécie de herói, por ter optado por operar o brinquedo de forma manual.

Ele ainda tentou acalmar os passageiros, quando pediu para que eles não se apavorassem. No momento em que os militares compareceram ao local, parte dos ocupantes já havia deixado a roda-gigante. Com a intervenção dos agentes, o resgate foi efetuado e eles conseguiram tirar as pessoas do brinquedo sem nenhuma ter sido ferida.

Após a empresa responsável pelo equipamento efetuar manutenção na peça do painel de comando  que estragou, na manhã do último domingo (31), o brinquedo voltou a funcionar. Confira a nota oficial publicada pela Cidade Junina.

“No sábado 30/07/2022, por volta das 21h30, a Roda Gigante instalada no evento Cidade Junina apresentou uma falha elétrica no painel de comando e o sistema automaticamente iniciou o procedimento preventivo de segurança, que aciona uma parada emergencial.

Foi adotado o “Procedimento 1”, de evacuação, que utiliza um nobreak para liberar eletricamente a abertura dos freios, permitindo que a Roda Gigante gire e seja realizado o desembarque dos passageiros, com total segurança, na própria plataforma de embarque/desembarque do equipamento.

O resgate levou cerca de 20 minutos para ser finalizado, sem qualquer registro de atendimento aos usuários. Uma equipe do evento, formada por bombeiros e médicos, esteve à disposição de todos. O Corpo de Bombeiros Militar chegou ao local ao final dos procedimentos, sem necessidade de atuação.

Segurança é item primordial na cultura assim como nas operações do Mirabilandia Park, além de atender às normas da ABNT 15.926 (do setor de Parques de Diversões). A empresa participou ativamente na elaboração destas normas. Os funcionários são treinados constantemente e possuem certificações específicas, como NR 10 e NR 35. O equipamento em questão é de fabricação italiana, e possui redundâncias eletrônicas e mecânicas, que funcionam como reforço de segurança para toda a operação.

Lamentamos o desconforto causado pela interrupção do passeio e o tempo despendido para a evacuação. O equipamento voltará a funcionar no menor espaço de tempo possível, tão logo todo os testes sejam realizados após a troca, já realizada, da peça eletrônica em questão.

Nos colocamos à disposição para eventuais esclarecimentos.”

LEIA TAMBÉM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Populares