segunda-feira, agosto 8, 2022

Campanha de vacinação contra a gripe e sarampo é prorrogada em MG

O combate a gripe e ao sarampo ganhou, pelo menos, mais umas três semanas no estado de Minas Gerais. Em decorrência da falta de alcance ao público alvo aguardado, a campanha de vacinação foi adiada para o próximo dia 24 de junho. A recomendação foi feita pelo Ministério da Saúde.

Com a alteração, os imunizantes vão permanecer sendo encaminhados, de forma exclusiva, aos mesmos grupos prioritários: idosos, crianças menores de cinco anos, gestantes, trabalhadores da saúde e outros. O principal objetivo é alcançar as metas estabelecidas pelo governo federal.

As coberturas vacinais sobre a influenza e o sarampo estão abaixo das expectativas definidas. No estado mineiro, o alvo era de imunizar 90% do público alvo contra a gripe, porém apenas 54,6% das pessoas prioritárias procuraram e adquiriram a vacina.

Já a campanha contra o sarampo, o índice alcançado compreendeu 47%, número muito abaixo da previsão inicial de 95%, para crianças de seis meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde.

De acordo com a Secretária de Estado de Saúde (SES-MG), as vacinas estão sendo  obtidas gratuitamente e permanecem à disposição dos públicos selecionados nas Unidades Básicas de Saúde em todo o Estado.

https://twitter.com/minsaude/status/1532750704804102144

Podem se vacinar contra a gripe grupos como crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades.

Outros públicos atendidos são: forças de segurança e salvamento e forças armadas, trabalhadores portuários ou do transporte coletivo de passageiros e caminhoneiros, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Já no âmbito da vacinação contra o sarampo, apenas os trabalhadores da saúde estão sendo selecionados neste momento.

LEIA TAMBÉM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Populares