Duas pessoas fingem ser fiscais em seção eleitoral
Pelo menos duas pessoas tentaram fingir serem fiscais em seções eleitorais na Escola Municipal Vicente Guimarães, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. Elas relataram que acompanhariam o andamento das eleições no último domingo (30). No momento da ação, uma delas inclusive estava com um crachá de um partido político, de acordo com informações do site g1.
Após a manifestação, os mesários identificaram que as pessoas não estavam credenciadas. O TRE foi comunicado e elas foram retirados do local, ainda conforme a publicação. O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) esclareceu, por meio de coletiva de imprensa, questionamentos sobre os casos de fiscais não credenciados no dia do segundo turno.
Conforme o órgão, o prazo legal para o credenciamento dos fiscais dos partidos no segundo turno terminou no último dia 28 de outubro. Por essa razão, as pessoas que não foram cadastradas são desconsideradas fiscais para a Justiça Eleitoral.
“Houve movimento no início da manhã de pessoas que apareceram em seções se dizendo fiscais, que não cumpriram com esse credenciamento no prazo legal. Elas foram orientadas a procurar os respectivos partidos para, então, enviarem os fiscais credenciados. Isso ocorreu em algumas seções em BH e no interior”, garantiu Paulo Tamburini, juiz coordenador do Gabinete Institucional de Segurança do TRE-MG, ao g1.