segunda-feira, agosto 8, 2022

Meteoro superbrilhante é constatado em cidade de Minas Gerais

Um meteoro, analisado como muito brilhante, foi registrado na madrugada da última quarta-feira (03), às 5h10, em Brazópolis (MG), por câmeras do Observatório Pico dos Dias, gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica/MCTI.

De acordo com o registro das câmeras e relatos de observadores, o bólido alcançou magnitude de -8 a uma altitude de 100 quilômetros, no momento em que começou a trajetória descendente seguida de um clarão evidente. Segundo o professor do Instituto de Astronomia da Universidade de São Paulo, Alex Carciofi, a luminosidade pode ser explicada pela escala de magnitude criada na Grécia Antiga pelo astrônomo Hipparchus.

“O Sol, por exemplo, tem magnitude de -22 e Vênus, que é um planeta com brilho visível aqui da Terra,  de -1 a -2. Assim, o meteoro registrado nesta madrugada com magnitude -8 é muito, muito brilhante”, explica o astrônomo.

Durante o mês de agosto, chuvas de meteoros Caelidas, organizadas para acontecer até o dia 15, e Perseidas, com ápice no dia 11 de agosto, devem ocorrer na região.

O Projeto Exoss de Ciência Cidadã atua na análise de meteoros em conjunto com o Laboratório Nacional de Astrofísica. Ele, que teria identificado a trajetória do objeto captado pelas lentes do observatório em Minas Gerais, constatou que o objeto teria passado também por cidades do estado de São Paulo.

LEIA TAMBÉM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Populares