terça-feira, junho 28, 2022

Prefeitura de BH retoma obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados

O uso obrigatório de máscara em locais fechados de Belo Horizonte passa a ser validado a partir desta terça-feira (14). A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) ainda nesta madrugada. Dessa maneira, a obrigatoriedade, válida até o dia 31 de julho, altera o Decreto nº 17.943.

Em função do aumento da contaminação de pessoas e, consequentemente, confirmação de testes, o uso de máscaras deve manter sobre o nariz e a boca em estabelecimentos e serviços de saúde. Transporte coletivo e estações de embarque e desembarque, além do transporte escolar, também estão inseridos.

Do período de 29 de maio a 4 de junho deste ano, cerca de 20.964 testes foram feitos e a taxa de positividade apresentou 19%. Segundo a prefeitura, o uso do protetor facial em estádios e feiras é recomendável, porém dispensa obrigatoriedade.

Em coletiva apresentada nesta segunda-feira (13), a secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro, garantiu que os protocolos são revisados por dia e alterados conforme os dados epidemiológicos.

“A partir do momento em que nós obrigamos o uso da máscara vamos não só diminuir a transmissão do vírus como também diminuir a transmissão de outras viroses, principalmente nas crianças e nos pacientes acima de 60 anos. Diminuindo as viroses, diminuiremos o total de atendimentos nos nossos serviços de urgência”, apontou Navarro.

Com a medida, Belo Horizonte é a pioneira no país a voltar a obrigar o uso de máscaras em ambientes fechados. Ainda assim, a cobertura vacinal para o público infantil está abaixo do esperado com 57,1% de imunizados com a segunda dose.

“A adesão ainda não é satisfatória. Então pedimos que nos ajudem com a divulgação da importância da vacina”, destacou a secretária.

Por fim, a Prefeitura organiza ações de repescagem para pessoas já convocadas aos recebimentos da primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose. Os endereços, horários de funcionamento, critérios e documentos necessários para a vacinação podem ser conferidos no portal da Prefeitura.

LEIA TAMBÉM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Populares