sábado, agosto 13, 2022

Santa Casa de BH marca data para retorno de cirurgias eletivas, após incêndio

Após ser atingida por um incêndio na última segunda-feira (27), a Santa Casa de Belo Horizonte anunciou a retomada, a partir desta quinta-feira (30), da realização de cirurgias eletivas. As intervenções cirúrgicas estavam suspensas por causa da tomada pelo fogo do 10° andar da unidade.

Cerca de 50 dos 142 leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital precisaram ser fechados momentaneamente. Contudo, existe a expectativa de que oito ainda sejam reabertos, visto que a equipe está inteiramente mobilizada para cumprir essa necessidade.

No âmbito dos atendimentos, eles foram normalizados horas após as chamas serem controladas. De modo geral, 21 pacientes que estavam no andar acometido pelas chamas foram transferidos. Conforme a instituição, dois deles faleceram, uma vez que já estavam em estado grave no CTI.

Por meio de nota oficial, a Santa Casa de Belo Horizonte declarou que 25 funcionários estão em fase de observação no Hospital São Lucas como “medida provisória”, uma vez que todos estavam perto do local do incêndio. De acordo com o diretor jurídico, de governança e planejamento da instituição, João Costa Aguiar Filho, uma avaliação técnica está em andamento nos leitos atingidos.

“Para que a gente tenha segurança de voltar a funcionar com essa rede de leitos, a gente precisa ter certeza do que ocorreu, fazer a intervenção técnica necessária para que a gente comece a liberar leitos”, enfatizou.

Em decorrência do fechamento temporário de 50 leitos de CTI na Santa Casa, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte frisa que “trabalha na busca de novas vagas em outras instituições da rede”. Do mesmo modo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) pontuou que, “para suprir a necessidade momentânea”, leitos de tratamento semi-intensivo serão abertos no Hospital Eduardo de Menezes.

LEIA TAMBÉM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Populares