segunda-feira, agosto 8, 2022

TRE-MG publica ações para certificar informações válidas sobre eleições 2022

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) publicou, na última terça-feira (2), em Belo Horizonte, ações para buscar a segurança da sociedade referente ao acesso a informações corretas sobre as eleições deste ano. De acordo com o TRE, em Minas, são aproximadamente 16,3 milhões de eleitores.

Segundo a juíza auxiliar da Presidência do TRE-MG, Cristiana Gualberto Ribeiro, Programa de Enfrentamento Permanente à Desinformação busca solidificar o processo eleitoral, como, por exemplo, a votação, a segurança das urnas eletrônicas, a atuação e a lisura da Justiça Eleitoral. Ainda conforme a magistrada, a iniciativa tenta se antecipar à desinformação.

“Esse Programa de Enfrentamento Permanente à Desinformação foi criado seguindo as diretrizes do TSE. Ele se divide em quatro eixos importantes, entre eles a prevenção, a reação, o judicial e as parcerias. A gente busca se antecipar à informação, trazer a resposta rápida e eficaz acerca de uma desinformação que está circulando, e a gente conta com as parcerias essenciais pra gente poder ter divulgação e chegue ao eleitor mineiro”, relatou. 

Nas eleições de dois anos atrás, o sistema de checagem de informações da Justiça Eleitoral contabilizou mais de 13 milhões de acessos. Na concepção do presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, a garantia da democracia pode ser atendida pelo combate à desinformação e principalmente às notícias falsas.

“Foi uma opção que nós fizemos pela democracia e nós temos que respeitar a vontade do eleitor. O eleitor que vai nos dizer quem vai comandar esse país e o nosso trabalho é entregar a população o resultado dessa vontade. Aqui não tem ambiente para que não haja outro resultado senão a vontade popular. É para isso que nós temos lutado aqui incessantemente”.

Somente em Minas Gerais, mais de 16 milhões de eleitores estão possibilitados de votar nas eleições de outubro. Eles vão atuar na escolha dos próximos ocupantes dos cargos de deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.

LEIA TAMBÉM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Populares