Gigante do varejo no Brasil entra no Metaverso
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/wp-content/uploads/2022/09/images-2022-09-12T140115.940.jpeg)
Seguindo os passos de grandes nomes da indústria e de eventos no Brasil e no mundo, a Lojas Americanas, uma das maiores do varejo no país, acaba de lançar o seu próprio ambiente no Metaverso.
Anunciada no fim de agosto, a novidade trazida pela empresa quase centenária de apoia no sistema MetaEXP, que é um ambiente no Metaverso criado e apoiado totalmente por Brasileiros.
A ação da MetaEXP junto da Americanas em questão será a introdução de uma loja digital no servidor da startup de tecnologia, o CryptoSoulRP, que tenta replicar a cidade do Rio de Janeiro de forma totalmente digitalizada.
Com mais de 2 mil usuários registrados, literalmente vivendo na cidade fictícia, a loja da Americanas no servidor estará no mapa disponível para ser visitada, e claro, realizar compras, isso, com dinheiro virtual. Dentre os itens que podem ser adquiridos estão comidas e bebidas que dão vantagens aos avatares dos usuários, cosméticos e produtos eletrônicos, que podem ser retirados também IRL (na vida real).
Em entrevista à revista ‘Livecoins’, o gerente e um dos idealizadores do projeto, Alexandre Messina, explicou que para trazer ainda mais a sensação de realidade a cidade no Metaverso, é necessário levar as experiências da vida real, para o virtual.
“Se queremos proporcionar ‘tudo, a toda hora em qualquer lugar’, isso também inclui oferecer produtos e serviços que somam o que o mundo tem de melhor para melhorar a vida das pessoas dentro de universos virtuais”, avaliou.
O que é o Metaverso da MetaEXP?
O ambiente do metaverso em questão que trará essa novidade da Americanas, o MetaEXP, é baseado no estilo de mercado live-and-earn, ou viver para ganhar, gênero que ficou muito famoso nos últimos anos com os RPs (Roleplay) do game GTA V, que coloca os jogadores em uma verdadeira cidade, onde cada um cumpre seu papel como cidadão, sendo donos de lojas, tendo seus empregos que vão de policiais, bombeiros, enfermeiros, médicos, mecânicos e etc.
No servidor da MetaEXP, o CryptoSoulRP, as coisas funcionam da mesma forma, ou seja, os jogadores exercem profissões e cumprem tarefas, ganhando assim a criptomoeda da cidade, a $CRPLAY, moeda do metaverso que será a responsável por permitir que os usuários comprem na Americanas, e que já utilizam na cidade para comprar itens, como carros, imóveis, empresas e etc.
O “plus” de tudo isso ainda aparece quando todos esses itens que podem ser adquiridos pelos usuários se tornam tokens não fungíveis (NFTs), passando pelo sistema de tokenização dentro de uma Blockchain, que os tornam únicos/escassos e mais valiosos.
Ainda em entrevista, Alexandre Messina, afirmou que esse é apenas o primeiro passo, para fazer do CryptoSoulRP um projeto gigantesco como tantos outros atuais no mercado.
“Esse é o primeiro passo nesse novo mundo de interface 3D em que teremos uma loja suprindo essas necessidades das pessoas. Estamos testando e aprendendo com este universo e nada nos impede de termos, no futuro, outras lojas em diversos outros metaversos, como Roblox, Decentraland, Sandbox, entre outros”, declarou Messina.