Universidade de São João del Rei sugere retorno do uso de máscaras
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/wp-content/uploads/2022/11/mascara-1200x797-1.png)
Com a presença da nova onda de contaminação da Covid-19, a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) publicou, na última quarta-feira (16), uma sugestão para a volta do uso de máscaras nos ambientes fechados de todos os campi da instituição. Diante disso, além do retorno do uso de máscara, a recomendação também sugere alternativas como a higienização das mãos e o distanciamento social.
Nesse sentido, a intervenção é válida nas unidades localizadas nos municípios mineiros, como por exemplo, São João del Rei, Divinópolis, Sete Lagoas e Ouro Branco. A proposta da instituição de ensino superior é “zelar pela segurança sanitária da comunidade”. Anteriormente, o uso de máscaras nas unidades de ensino da instituição passou a ser facultativo no final de setembro deste ano, por causa da redução nos casos positivos de coronavírus.
A recomendação também ganha destaque sobre a “nova onda tem relação com a circulação da nova subvariante BQ.1, da variante ômicron do coronavírus”. Outros dados indicados como justificativa diz respeito a volta do uso de máscaras: o aumento da média móvel de casos diários, ultrapassou 60% em uma semana no Brasil.
Por fim, de modo geral, em Minas Gerais, a média por dia bateu novos casos numa crescente de 40% desde o início do mês.