Vacina contra o coronavírus produzida pela UFMG
![](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/wp-content/uploads/2022/10/vacina.png)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, na última segunda-feira (3), a autorização para que a SpiN-TEC, vacina contra a Covid que está em elaboração pelo Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG, seja aplicada na fase de testes em pessoas. Esse é o retrato do teste clínico, que deve começar até o término deste mês.
A vacina, na etapa dos testes pré-clínicos, não gerou efeitos colaterais adversos, o que especificou a capacidade de produção de anticorpos. Por essa razão, os exames comprovaram também que a dose é eficaz contra distintas variantes do vírus, garantindo que houve proteção aos casos de Covid grave tais quais no modelo moderado.
De acordo com o coordenador da pesquisa, Ricardo Gazzinelli, a SpiN-TEC pode corresponder a primeira vacina humana totalmente desenvolvida no Brasil. No âmbito da universidade, essa conquista expõe um legado para o desenvolvimento de imunizantes para outras doenças.
O financiamento do estudo será por propriedade da UFMG, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, Fiocruz e Prefeitura de Belo Horizonte. A princípio, existe a previsão de que a dose seja aplicada na população a partir de 2023.