BH marca dia mais frio do ano, após mais de seis décadas
![Termômetros da Estação Cercadinho, na Região Oeste, apontaram 6,7°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/wp-content/uploads/2022/05/ponto-de-onibus-cheio-de-pessoas-agasalhadas-em-dia-de-frio-em-belo-horizonte_1_137276.jpg)
A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, marcou no início da manhã desta quarta-feira (18) a temperatura mais baixa para o mês de maio desde 1961. O recorde alcançou 6,7°C de 6h a 7h na região da Estação Cercadinho, na Região Oeste, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No local, a sensação térmica atingiu -13,6ºC.
Em maio, a temperatura mais inferior registrada havia sido 7,5°C, no dia 20 de 1977. Na história de BH, a temperatura mais baixa foi de 3,1°C, em 1° de junho de 1979.
Além disso, a capital também alcançou o recorde de frio do ano. Até esta quarta, a menor temperatura havia sido de 11,6°C, atingida no último dia 10 de maio (uma terça-feira).
Alerta de Tempestade Severa com granizo, vendaval e chuva forte às 15:04h com duração de 01:30h. Cidades: São Gonçalo do Rio Preto, Felício dos Santos, Frei Lagonegro, Senador Modestino Gonçalves, Rio Vermelho, Couto de Magalhães de Minas, Coluna, Serra Azul de Minas, pic.twitter.com/3zMO0DXKuL
— Defesa Civil MG (@defesacivil_mg) May 6, 2022
Conforme o parâmetro inicial, a previsão deve piorar anda mais nesta quinta-feira (19). A mínima deve alcançar 5°C. Nesse sentido, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de baixa temperatura.
Ainda segundo o órgão, os termômetro podem marcar algo inferior a 10°C até este sábado (21). Com o avanço da massa de ar polar sobre Minas Gerais, o declínio da temperatura tem sido altamente influenciado.
Por fim, o Inmet avaliou ainda que 274 cidades mineiras estão em estado de alerta de frio intenso, no grau de severidade considerado perigoso.