Minas Gerais passa a ter passagens de ônibus com até 17,54% mais caras
![De acordo com a Seinfra, atualização do valor objetiva corrigir a defasagem nos 12 meses antecedentes e atender a pedido das empresas](https://gazetadesaojoaodelrei.com.br/wp-content/uploads/2022/05/tergip-bh-foto-arquivo-seinfra-1.jpg)
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), a alteração aconteceu mediante uma reivindicação das empresas que exercem o sistema. Acima de tudo, a solicitação inicial de 20% foi indeferida. A resolução do caso foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais nesta sexta-feira (13).
Ainda conforme a pasta, a atualização das tarifas almeja corrigir a defasagem dos valores gerados nos 12 meses anteriores aos estudos, levando em consideração a variação dos preços de insumos como combustíveis, peças de reposição, manutenção, depreciação do veículo, entre outros.
“A título de exemplo, de acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Óleo Diesel acumula, nos últimos 12 meses, variação de 46,47%, e os pneus 25,39%”, explica a Seinfra.
Nesse sentido, o Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros compreende ônibus que transitam entre a capital e as cidades do interior, assim como as rotas no meio das cidades mineiras.
Ao todo, 3.277 veículos, atualmente, atendem a uma média por mês de 3,36 milhões de usuários.