Prefeitura de BH empossa 350 denúncias após ampliação da frota de ônibus
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Cerca de 350 denúncias de usuários do uso da frota de ônibus correspondentes ao transporte coletivo de Belo Horizonte foram recebidas pela prefeitura municipal até às 16h das última terça-feira (12). A manifestação ocorreu após a ampliação da frota de ônibus por meio do serviço do WhatsApp.
“A maior parte [das queixas] se refere ao descumprimento do quadro de horários, comportamento dos motoristas e estado de conservação dos veículos. Vale reforçar que as reclamações são repassadas às concessionárias para as devidas providências”, apontou Prefeitura de BH em nota oficial.
O aumento da frota nas ruas do estado mineiro ocorre depois do pagamento da parcela inicial do subsídio às empresas de ônibus. Em função do primeiro repasse, equivalente a R$ 90 milhões para o transporte convencional e R$ 4,371 milhões para o suplementar, as empresas devem acrescentar 15% nas operações.
Nesse sentido, as viagens atuais devem aumentar de 16.698 para 19.203 em dias úteis. No último turno do dia, entre 0h e 3h59, o número vai mais do que triplicar. Por causa da novidade, o Executivo lançou um canal específico de atendimento para os usuários do serviço. Problemas de caráter social poderão ser denunciados pelo WhatsApp (31) 98472-5715.
Um novo aumento de 30% na frota deve acontecer após os 15 dias do primeiro pagamento, em 27 de junho, chegando a 21.708 viagens por dia. Por outro lado, o descumprimento de qualquer cláusula vai implicar na suspensão do subsídio. Dessa maneira, a fiscalização será feita em tempo real no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e por fiscais que estarão nas ruas e terminais de ônibus, conforme a prefeituar.