Classificação heroica na Copa do Brasil rendeu NFT a atleta; Entenda

Grande responsável pela classificação do Goiás às oitavas de final da Copa do Brasil, diante do Bragantino no mês de maio, o goleiro Esmeraldino Tadeu, foi o primeiro atleta brasileiro a receber da empresa patrocinadora do campeonato um token não fungível (NFT), celebrando sua atuação heróica.

Produzido pela Continental, rede fabricante de pneus de origem alemã, o NFT foi apenas o primeiro de 5 a serem distribuídos em todo o campeonato para jogadores que demonstrarem atuações destaque, como foi o caso de Tadeu.

O goleiro ajudou o Goiás a chegar aos pênaltis fazendo 7 defesas extremamente difíceis durante o tempo normal. E nas cobranças de penalidades, além de converter o seu gol, defendeu 5 penais, se tornando destaque absoluto daquela noite.

“A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã e patrocinadora da Copa Intelbras do Brasil, entregou hoje ao goleiro do Goiás, Tadeu Ferreira, um NFT de cartoon tokenizado como prêmio por ter sido escolhido o melhor jogador defensivo da terceira fase da competição”, publicou a Continental em anúncio.

NFT da Copa do Brasil não tem valor monetário

Apesar de um item exclusivo e de grande raridade, como costumam ser os mais valiosos NFTs, o token dado ao goleiro Tadeu no entanto, até agora não teve um valor monetário associado.

Por se tratar de um colecionável de recordação, a Continental produziu a arte com o ouro objetivo de lembrar o atleta de sua atuação histórica.

Ainda sim, mesmo que não tenha levado uma bolada para casa como se espera ao obter um NFT, Tadeu foi responsável por garantir a seu clube 7,1 milhões de reais por ter passado de fase na Copa do Brasil.

Com prêmios milionários distribuídos a cada rodada alcançada pelos times, o torneio que mais distribui dinheiro no país fez questão que se não recompensa o dinheiro via o ativo digital, tem sido garantido pela classificação, que é o mais importante esportivamente aos atletas.

O movimento de criptomoedas e NFTs vem sendo cada dia mais ativo no Brasil. A expectativa é que ano que vem isso aumente ainda mais com a chegada da gigante Crypto.com como patrocinadora oficial do Brasileirão.

Em acordo com a Bitci durante toda essa temporada, a exchange Crypto chega só em 2023 com planos de patrocínio para todas divisões além da seleção brasileira, com a criação de tokens não fungíveis e os badalados Fan Tokens, que no mercado nacional já está em grande parte dos maiores times do futebol brasileiro, que vêem esperança na arrecadação de fundos através da paixão de seus torcedores, com a motivação da introdução de novas pessoas na web3. Já que os Fan Tokens assim como qualquer ativo possuem seu valor na rede.

O caso mais explícito de grande arrecadação e sucesso de um projeto web3 no futebol no Brasil, são os mais de 3 milhões de reais arrecados pelo Flamengo em uma única rodada de venda de seus Fan Tokens.

Hoje, apesar de desvalorizados assim como a maioria dos ativos digitais, devido a crise do setor, os Fan Tokens seguem em alta e chegando a clubes que ainda não tinha recebido o ato de modernidade no novo sistema de sócio torcedor.

Parceria entre Criptomoeda e Red Bull pode impactar o mundo dos esportes

A principal criptomoeda meme do mercado, a Shiba Inu, é composta por tantos adeptos, que tem sua própria rede de fãs, os ShibArmy. Responsáveis por um grande movimento de engajamento no twitter mensalmente, a comunidade foi também responsável pelo que poder ser uma parceria que impactaria o mundo dos esportes.

Isso porque, após contato de um dos líderes e influenciadores que representam a Shiba Inu com a marca Red Bull, um plano de parceria entre os lados teria sido conversado e criaria uma grande collab dentre os ativos digitais.

Além de atrelar duas marcas com um poder comercial muito forte, a parceria poderia chegar não só na rede de produtos alimentícios da Red Bull, o seus famosos energéticos, mas também, em toda a marca Red Bull existente nos mais variados esportes.

Dona de franquias de time de futebol ao redor de todo o mundo, além das escuderias automobilísticas e patrocínios nos esportes radicais. Tudo isso poderia se juntar a criptomoeda Shiba Inu.

Apesar das especulações, as informações segundo especialistas no mercado dos ativos digitais, precisam ser muito bem investigadas, já que a comunidade Shiba Inu, é conhecida por espalhar boatos e “fofocas” sem uma base de verdade.

No entanto, como o post feito no twitter pelo influenciador ‘MilkShake’ bombou rapidamente, a #FlyTogether bombou junto e fez com que mais informações surgissem.

Conversas entre Shiba Inu e Red Bull são confirmadas

Apesar de apenas especulações e temor sobre a fonte verídica de um possível negócio entre Red Bull e Shiba Inu, o assunto ganhou mais força após declaração de veracidade sobre do papo entre as marcas de um dos desenvolvedores da criptomoeda.

Também no twitter, Shytoshi Kusama, revelou estar “olhando para novos projetos pra frente”, logo após citar a conta oficial de Red Bull na rede social.

Com conversas e acertos confirmados ou não, o movimento da ShibArmy nas redes fez com que o preço do ativo digital subisse 5% em questão de 24 horas segundo o site analistico de dados sobre ativos digitais, Coingolive.

E não ficou só na cripto, o valor da Red Bull na bolsa de valores também teve uma alta na casa dos mesmos 5%, fazendo com que todo mercado de investidores mundiais acompanhassem o crescimento de ambas as partes.

Shiba Inu e os Esportes

Mesmo que ainda aparentemente longe de um acerto com algum segmento esportivo da Red Bull, a Shiba Inu mesmo que de forma indireta já esteve relacionada a uma grande instituição de esporte.

Isso porque, a criptomeme considerada sua ‘prima’ no mercado de investimentos, a FLOKI (Floki Inu), fechou uma parceria onde estampava o uniforme de um dos times de futebol mais tradicionais da Itália, o Napoli.

Equipe que já foi casa da lenda do futebol, Diego Maradona, teve o símbolo da FLOKI presente nas costas de seu uniforme de jogo durante um mês em 2021.

Além disso, a coin esteve presente em outdoors e placas de publicidade ao redor do gramado.

Investimentos diretos da Shiba Inu no esporte porém, ainda são discretos, mas caso uma parceria consistente com a Red Bull de fato venha, não custa sonhar para os ShibArmy.

Clube europeu planeja negociar parcela de seus jogadores em Fan Tokens

Entrando na onda dos Fan Tokens, o clube da segunda divisão portuguesa Estrela Amadora, iniciou um projeto ambicioso no meio dos criptoativos utilitários.

De acordo com o jornal português ‘Negocios’, o clube enviou um ofício à entidade máxima do futebol, a FIFA, pedindo para que seja permitido a venda de seus jogadores com uma porcentagem de 10% sendo pagos em Fan Tokens.

O motivo desse tal empreendimento repentino do clube português se dá justamente pelo mesmo ser um dos precursores na adoção de tokens esportivos em toda Europa. Em Portugal inclusive, o Estrela foi o primeiro entre todas as divisões a ganhar o próprio Fan Token, o $CFEA.

Em entrevista, o presidente do Estrela, André Geraldes declarou quais são seus planos para o futuro de seu clube e onde pretende ir dentro do universo dos cripto ativos.

“Queremos ser pioneiros em Portugal, exportando esse modelo que já existe entre os maiores clubes da Europa. Acreditamos que o futuro passa por aqui, associando as criptomoedas ao mundo gigante do futebol. É um casamento que dará muitos frutos”, revelou.

A ideia do time é oferecer 10% das vendas de seus jogadores aos “acionistas” que compram as criptomoedas utilitárias do Estrela.

Sendo assim, os proprietários ganharam dividendos ainda sobre mais valorizações futuras dos atletas, já que o projeto se apoia basicamente no mecanismo de solidariedade da FIFA. Cujo garante 5% de direitos de uma venda futura dividida entre os clubes em que o jogador foi formado até antes dos 23 anos.

Os Fan Tokens na Europa

Hoje, uma das principais categorias te cripto ativos de todo o mercado, os Fan Tokens, surgiram e bombaram com o objetivo de proporcionar ao fã do futebol uma experiência parecida com o já existente sócio torcedor, no entanto, com benefícios na web3 e uma proximidade com o time do coração jamais antes vista.

Dentro dos maiores clubes do planeta como, Manchester City, Juventus, Barcelona e Bayern de Munique, que inclusive serviram de inspiração para o Estrela Amadora, com um projeto milionário e ambicioso, as criptomoedas utilitárias facilmente dominará o mercado do esporte em pouco tempo.

Um dos exemplos mais bem sucedidos da negociação de Fan Tokens é o do Paris Saint Germain, que em junho de 2021 lançou um projeto de arrecadação de sua moeda, que pagaria uma porcentagem do salário da principal contratação dos franceses na época, Lionel Messi.

O sucesso foi estrondoso, arrecadando mais do que o previsto e lucrando mais de 1 bilhão de euros ao PSG.

Apesar do momento considerado ruim das Criptomoedas, devido a sua desvalorização e daquilo que chamam de ‘inverno cripto’, os Fan Tokens se mantém em ascenção e continuam a se proliferar em toda a Europa.

A líder de mercado no quesito, a Socios.com, é também uma das com o portifólio mais estrelado na área. E, apesar de não estar do lado do Estrela Amadora no projeto, sendo esse financiado pela Betsplayer, jornalistas e especialistas portugueses dizem ter esperança e enxergam o futuro nos Fan Tokens e no pequeno time luso.

“Mais do que uma jogada de marketing, acredito que este é o futuro da digitalização do esporte. Por um lado, garante liquidez aos clubes, que é uma das maiores dificuldades das equipes profissionais; e por outro, recompensa os fãs que compram os Fan Tokens por duas vias: podem ganhar com o sucesso financeiro do clube e podem ganhar com a valorização da moeda”, analisou Paulo Lopo, do bloq português ‘Negócios’.

Confira quais são os dois gigantes brasileiros presentes em plataforma de NFT

Desde a sua estreia no universo dos criptoativos, a plataforma de Fantasy Game e NFTs, Sorare, vem quebrando o mercado. Com faturamentos mensais que passam da casa das centenas de milhares e um valor de mercado aproximado em 4,3 bilhões de dólares, a empresa se destacou como o diferencial de parcerias únicas e exclusivas. E como não podia ser diferente, o país do futebol não ficou de fora, colocando Corinthians e Atlético Mineiro como seus representantes no projeto.

Ao lado de grandes ligas completamente licenciadas como a de Portugal e a MLS (EUA), Atlético e Corinthians permitem o uso da imagem de seus jogadores e seu escudo, assim como uniformes.

A atitude permite algo além da expansão de cards – que são os NFTs do game. Já que a atitude atrai mais brasileiros ao mercado da Sorare e também mais curiosos em colecionar NFTs de grandes atletas que por aqui estão, como William, Hulk e Paulinho, que tiveram passagens de brilho na Europa.

Essa não é a primeira introdução de Atlético Mineiro e Corinthians no ambiente de criptoativos. Desde 2021, ambos os times possuem acordos na produção de Fan Tokens feitos pela Socios.com. O time mineiro inclusive, foi o primeiro no Brasil a se envolver no assunto, arrecadando milhões de reais em sua primeira leva de vendas.

O Corinthians por sua vez tentou acordos com exchanges que não foram para frente, no entanto, hoje ostentam uma das maiores companhias de criptomoedas do mundo, a Binance.

Como jogar Sorare de graça?

Diferente do que muitos pensam, para começar a jogar o fantasy game da Sorare não é necessário um investimento inicial.

Se cadastrando no site da empresa, o usuário poderá ganhar 12 cards/NFTs não negociáveis, e escolher entre 5 a partir de suas ligas e times, para montar seu time.

O time consiste em um goleiro, um defensor, um meio campista e um atacante. Com o time montado o jogador participa de ligas específicas na qual ele se enquadra, essas podendo gerar lucros ou não.

Dentro da plataforma, existe a possibilidade da compra dos cards, e automaticamente revenda, já que os cards iniciais que são dados pela Sorare não podem ser trocados.

Baseados em 4 categorias de raridade, sendo elas, Limited, Rare, Super Rare e Unique, os tokens não fungiveis (NFTs) tem seu preço diferenciados justamente em cima de sua “escassez”, que vão de 1000 unidades no caso do Limited, até apenas uma, no unique.

Card unique esse que ostenta como a carta mais valiosa vendida na plataforma, comprada ainda em 2021 por 290 mil dólares, ou seja, cerca de 1,6 milhões de reais.

A carta em questão era a edição única de Cristiano Ronaldo na temporada 20/21, quando ainda atuava pela Juventus, da Itália.

Os cards podem ser adquiridos em uma rede de Ethereum dentro do próprio Fantasy, no entanto, aqueles que estão mais habituados com o OpenSea, o maior negociador de NFTs do planeta, podem encontrar cards da Solare por lá

Libertadores ganha coleção oficial de NFTs; Veja como adquirir

Licenciados pela CONMEBOL após parceria de 5 anos selada entre a entidade e a exchange Crypto.com, os NFTs da Libertadores enfim estão disponíveis.

Após especulações e datas canceladas para o lançamento dos tokens não fungíveis (NFT) da principal competição entre clubes da América Latina, o projeto enfim tomou forma.

Podendo ser encontrados na aba de NFTs na plataforma da Crypto.com, os tokens apelidados de “Camisa 10” podem ser comprados com qualquer criptomoedas que esteja disponível no site.

Com o design inspirado em momentos marcantes da competição, os NFTs também prometem trazer benefícios para aqueles que o possuem, em um futuro próximo. Essa estratégia de recompensa quanto a obtenção de um NFT vem ganhando sucesso principalmente no mercado dos esportes, que com a criação dos ativos digitais utilitários, Fan Tokens, explodiu na popularidade dos apaixonados por esporte.

A parceria entre Libertadores e a Crypto.com

O acordo entre a Crypto.com e a CONMEBOL sobre a Libertadores já vem de um tempo. Após o sucesso que a parceria teve com a Crypto patrocinando a final da competição em 2021, ambas as partes decidiram prolongar esse acordo.

Com contrato agora até 2026, CONMEBOL e Crypto montam planos e estratégias para a introdução do principal torneio do continente na web3. Seja via ações envolvendo NFTs, como é o caso mais recente, ou com a utilização de criptomoedas, que é o principal foco da exchange que atualmente conta com mais de 10 milhões de usuários.

O CEO da Crypto.com, Kris Marszalek, celebrou a parceria na época do anúncio, e já previa uma parceria de sucesso entre sua empresa da qual é coofundador, e a instituição esportiva.

“A CONMEBOL Libertadores é o auge do futebol de clubes da América do Sul, este emocionante e lindo esporte, de altos e baixos, que nos seduz como nenhum outro. Nossa pesquisa mostra que a América Latina está liderando o caminho para a adoção de criptomoedas, com 40% dos latinos-americanos dizendo que estão interessados em comprar cripto em um futuro próximo. Naturalmente, estávamos ansiosos em apoiar a competição de futebol de clubes mais importante do continente, aumentando nosso portfólio de patrocínios esportivos de classe mundial”, avaliou Kris.

Os valores do negócio entre as partes não foi divulgado, mas se tratando de um mercado tão lucrativo, mesmo em queda, com certeza as cifras devem estar na casa das centenas de milhões.

Exemplo de acordo milionário que recentemente foi fechado pela Crypto, é a compra dos direitos da arena de basquete do Los Angeles Lakers, que negociou com a exchange o naming rigths e os direitos do antigo Staple Center, que agora é Crypto.com Arena. Um acordo de 20 anos e 700 milhões de dólares foi selado nesse movimento.

Presente também na Fórmula 1, outros campeonatos de futebol e até UFC, onde conta com uma parceria com a entidade de MMA de 120 milhões de dólares, a Crypto.com claramente enxerga o esporte com ótimos olhos.

A expectativa do crescimento da empresa próxima ao futebol e ao Brasil também é otimista, já que além de patrocinar a Copa do Mundo deste ano, a Crypto a partir de 2023 será a parceira oficial da CBF, criando produtos e ações com criptoativos para a seleção brasileira de futebol.

Atletas de MMA ganharão bônus em Bitcoins por lutas

Após se instalar de forma consolidada em esportes como o basquete e o futebol, a exchange de Criptomoedas Crypto.com busca dominar o mercado de patrocínios do maior evento de MMA do planeta, o UFC. E em parceria com a organização do torneio, a empresa irá ajudar no pagamento de bônus dos lutadores através de Bitcoins.

Os bônus não serão obtidos de qualquer forma, isso porque, não dependem apenas do desempenho do lutador no ringue, mas também da decisão dos telespectadores. Através de ums plataforma de PPV (Pay-Per-View) em acordo com a Crypto, fãs do UFC que estiverem acompanhando a noite de lutas, seja de qual peso for, poderão votar em 3 nomes para serem os premiados em Bitcoins da noite.

Os 3 que vencerem a votação popular em cada noite, receberão entre 10 e 30 mil dólares em BTC (Bitcoins).

O movimento entre UFC e Crypto.com foi elogiado pelo CEO do evento mais importante do mundo das lutas, Dana White.

“Este novo bónus de Fã da Noite é uma maneira incrível de engajar os fãs mais em nossos eventos enquanto recompensa os lutadores por performances incríveis”, destacou Dana.

Criptomoedas e NFTs no UFC

Apesar de já estar bem presente e com contratos bilionários em outros esportes, as criptomoedas começaram em esportes como o UFC, que foi um dos primeiros a acreditar num projeto de ativos digitais, justamente sendo a Crypto.com, quando no início de 2021 fecharam um acordo de 175 milhões de dólares, cerca de 800 milhões de reais, por um ano.

Vendo a parceria de sucesso que ia se formando e o crescimento do universo das Criptomoedas, diversos lutadores de MMA se juntaram a jogadores de futebol americano, e passaram a receber seus cheques/salários em BTC.

No futebol americano assim como no MMA, esse pagamento geralmente vem de parcerias exclusivas com times, equipes ou atletas em específico, já que os salários e prêmios tem de ser depositados em uma conta bancária convencional e depois, ser transformado na principal cripto do mundo.

Apesar de passar por um momento de crise, empresas de criptomoedas continuam a fechar grandes acordos e selar contratos com nomes do esporte.

Exemplo disso são as entradas recentes de Mbappé na Solare, Fantasy Game que envolve criptomoedas e NFT. E Messi, que se tornou parceiro oficial da Socios.com, exchange de criação de criptomoedas utilitárias, os Fan Tokens.

Além dos jogadores e do UFC, a queda das Criptomoedas, conhecida como “inverno Cripto” parece estar bem longe de abalar o mercado de patrocínios, já que a mesma Crypto.com, é uma exemplo disso se tornando patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2022 no Catar.

A Crypto.com também está presente na NBA, na fórmula 1 e a partir do ano que vem estará no Brasileirão, em todas as categorias da A até a D, junto de uma parceria com a CBF que também prevê a criação de tokens não fungiveis (NFT) e criptos exclusivas da amarelinha.

Ídolo do futebol ganha homenagem em NFT

Roberto Dinamite, um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro no século passado e ídolo máximo do Vasco da Gama, recebeu um Token não fungível (NFT) de sua estátua, que se encontra na frente do São Januário.

A homenagem veio de uma parceria entre o próprio Vasco, time do qual além de ídolo como jogador, também atuou como presidente, junto a Block4, Blockchain de NFTs voltados ao esporte, que vem surgindo nos últimos meses como promessa de bom investimento para o futuro.

O token é literalmente a réplica de uma estátua que foi inaugurada em maio na frente do estádio do Vasco, que reverência e traz uma homenagem com a imagem de Roberto Dinamite comemorando seu primeiro gol pelo Vasco, em 1971 diante do Internacional de Porto Alegre.

Além do token digital da estátua, o Cruzmaltino também trouxe para os fãs a réplica da camisa de Dinamite naquela partida e um pôster exclusivo.

Serão 74 réplicas NFT da estátua de Roberto Dinamite, sendo a mais exclusiva da coleção em comparação aos dois itens.

Já as camisas irá contar com 1.110 peças, o mesmo número de partidas que o atacante fez pelo Vasco, sendo recordista de jogos com a camisa do time carioca.

Enquanto os pôsteres, terão apenas 84 peças, que também fazem referência a uma estatística histórica de Dinamite, já que esse é o número de gols de falta que o atleta fez em sua carreira pelo time.

“Nossa parceria com o Vasco traz diversas novidades para o torcedor. Essa nova Coleção Dinamite é um clássico, que qualquer fã de futebol vai curtir, ainda mais sendo lançada junto com a estátua”, analisou o CEO da Block4, Thiago Cannelas.

Além de NFT Vasco lançará Criptomoeda

E não só da “Coleção Dinamite”, como foi chamada, viveu o Vasco para ações na web3. Ainda em parceria com a Block4, os cariocas criaram mais uma Criptomoeda para os torcedores.

Mais uma, porque o Vasco já conta com seu próprio Fan Token, que foi feito em parceria com a Socios.com.

No entanto, o que foi produzido pela Block4, é em exaltação ao Campeonato Brasileiro da série B deste ano. Os ativos poderiam ser comprados na plataforma da marca a partir de 15 reais em sua data de lançamento, que ocorreu no início do mês de junho.

“A coleção de moedas também tem feito muito sucesso, e teremos novidades em breve”, afirmou o CEO da Block4 no anúncio da parceria com o Vasco.

A Block4 tem como objetivo para o futuro não só a parceria no esporte e criação de tokens não fungiveis ao lado de grandes clubes, mas também, visa um projeto de tokens e criptos no âmbito digital que permitiram a incorporação em jogos e “situações do cotidiano” segundo a empresa.

Famosa pela sua rede barata e limpa, apesar de robusta, a Blockchain brasileira surge de forma muito promissora no mercado, tendo a parceria com um gigante do futebol como o Vasco como prova de sua crescente.

Gigante do futebol acerta parceria para recriar estádio no Metaverso

O Porto, um dos maiores times do futebol europeu, acertou a parceria com a plataforma de desenvolvimento do Metaverso, Upland. O negócio entre os portugueses e a empresa promete a criação de algo inédito no esporte, a reprodução completa de um estádio de futebol no Metaverso.

Como em uma espécie de jogo de tabuleiro, a Upland criou toda a cidade do Porto no Metaverso, permitindo com que assim, usuários por meio de Blockchain comprassem e vendessem propriedades existentes em um ambiente virtual, incluindo o estádio do Porto, o Estádio do Dragão.

Cofundador e CEO da Upland, Dirk Lueth comentou sobre a oportunidade de ter o Porto como parceiro e as portas que isso pode abrir para o torcedor em relação a aproximação com o time do coração.

“Estamos entusiasmados por acolher o Porto, a primeira equipe de futebol europeu a entrar no metaverso da Upland. O futebol é uma forma de vida. As pessoas comem, dormem e respiram pensando em futebol. Para os torcedores do Porto, levar essa paixão para o metaverso é uma oportunidade sem paralelo de aprofundar a ligação com o clube”, declarou Dirk.

O ambiente no futebol, por incrível que pareça, ainda é pouco explorado no futebol. Apesar de diversas parcerias já surgirem com empresas envolvidas com a web3, o Metaverso em si ainda está distante de ser unanimidade no meio.

Visando um passo a mais nesse sentido, o diretor de marketing do Porto explicou a importância de aparecer como um dos primeiros times do mundo a iniciar esse projeto.

“Dizer que é mais um passo é pouco. Este não é um passo qualquer. Sermos o primeiro clube de futebol europeu a estabelecer-se no metaverso, através da Upland, com a nossa cidade, estádio, jogadores e torcedores catapulta a nossa marca para um nível altíssimo neste âmbito”, avaliou Tiago Gouveia.

Dirigente do Porto analisa parceria com Metaverso

A crescente de parcerias entre empresas da web3 e criptoativos é muito sustentada na ideia de proximidade entre torcida e clube.

Algo que já vem se consolidando e tem a ver com esse aumento dos patrocínios com exchanges e empresas no geral desse segmento, se deve aos Fan Tokens.

As Criptomoedas utilitárias, já revolucionam o sentimento de proximidade que um fã tem com seu time do coração. Atrelado ao potencial de lucro que pode ser extraído, times de todo mundo se adequaram a esse sistema de “sócio torcedor”.

Logo, a ideia do Porto em estar em um ambiente do Metaverso, se apoia também nessa relação com a torcida.

É o que explica o diretor de projetos de internacionalização da marca do clube, Pedro Albuquerque .

“O crescimento internacional do Porto se faz em vários níveis. Pensar no metaverso como o futuro começa a ser um erro. É o presente. Está aqui a bater-nos à porta. Queremos estar do lado certo, como sempre. Esta aposta, até por sermos os primeiros, é entusiasmante e, acredito, vai trazer aos nossos torcedores oportunidades únicas de interação, criando, literalmente, um novo mundo recheado de portismo”, avaliou Pedro.

UFC ganhará coleção de NFTs; Veja como conseguir

Em parceria com o Marketplace de NFTs, Draftkings, o UFC, maior evento de MMA do planeta lançará sua própria coleção de tokens não fungiveis.

Nomeada de Reignmakers UFC, a coleção servirá como uma espécie de token dentro da plataforma de jogos da Draftkings, que tem como uma de suas vertentes mais famosas justamente a distribuição de prêmios como se fosse uma casa de apostas esportivas, agora, inovando com a parceria com o UFC. Isso porque, cada um daqueles que queiram possuir um dos NFTs, poderão montar uma coleção e colocar elas à “prova” em dias de lutas reais, podendo concorrer a prêmios exclusivos.

Os Reignmakers já estão em desenvolvimento e devem começar a ser lançados no final de 2022. Seu lançamento irá trazer características e funcionalidades relacionadas às missões e realizações de provas que darão os benefícios aos usuários. O jogo NFT também contará com uma proposta de níveis, tabelas de liderança e outros fatores do gênero já conhecidos nesse universo.

A parceria do UFC com a empresa de NFTs, trará aos fãs mais de 500 tokens baseados em atletas reais cadastrados no elenco ativo do torneio de MMA. Que serão distribuídos ao longo dos eventos próximos ao seu lançamento, por meio de giveaways e sorteios na plataforma Heatwave, ou seja, os tokens podem ser obtidos de forma gratuita.

Os benefícios do NFT de UFC

Além de possuir um token não fungível exclusivo, aqueles que adquirirem a coleção Reignmakers poderão contar com privilégios relacionados ao mundo do UFC. Além do sistema de obtenção desses privilégios por meio dos “jogos” e eventos, o cadastro e a utilidade de cada um poderá dar ao dono itens e mercadorias exclusivas do torneio de MMA.

A coleção inaugural inclusive, vai fornecer aos colecionadores recompensas digitais e físicas de acordo com os eventos do UFC, que se iniciam a partir do combate entre Adesanya vs. Cannonier, que acontece no dia 2 de julho, começando assim a temporada do UFC 276.

Beth Beiriger, um dos CEOs da Draftkings comemorou a parceria e disse ver no UFC um dos maiores públicos e engajamento quanto sua plataforma.

“UFC tem sido um tremendo colaborador ao longo dos anos, e estamos muito felizes pela organização representar nossa última parcela dentro do crescente número de colecionadores de NFT. Os fãs da luta já estão entre o público mais engajado, e vemos estas tecnologias imersivas como um reforço do ecossistema único de entretenimento esportivo que fornecemos aos consumidores, ao mesmo tempo em que recompensamos sua inegável paixão”, declarou Beth.

Tracey Bleczinski, um dos nomes fortes no setor de produtos do UFC também analisou a parceria, comemorando também o engajamento da comunidade fã das lutas.

“Estamos entusiasmados em expandir nosso relacionamento com a DraftKings para incorporar o UFC em sua tão esperada coleção de NFTs. O Reignmakers UFC será uma oportunidade única e inovadora de criar um engajamento de fãs que combine a experiência da DraftKings em entretenimento esportivo digital com tecnologia pioneira que apresenta centenas de atletas UFC, incluindo alguns dos maiores nomes do esporte”, avaliou Tracey.

 

Messi embolsa bolada em parceria com Criptomoedas; Confira os valores

Depois de montar uma parceria bilionária na venda e distribuição de Fan Tokens ao lado do PSG, a Socios.com, empresa de criptomoedas utilitárias, foi atrás de um dos principais jogadores do elenco do time, em busca de um patrocínio, e acabou fechando um acordo milionário com Lionel Messi.

O contrato selado por 3 anos, fará de Messi o garoto propaganda da marca que lidera o mercado de Fan Tokens em todo o mundo, inclusive no Brasil. Participando de diversas campanhas publicitárias e promoção da empresa, que contará até com especiais envolvendo a Copa do Mundo, que deve ser a última na carreira do argentino.

“Desde que fiz meu primeiro jogo profissional, a paixão dos fãs tem sido uma força motriz que ajudou a me inspirar a ser o meu melhor sempre. Eles merecem ser reconhecidos por seu apoio e merecem oportunidades para influenciar as equipes que amam. Estou orgulhoso de me juntar à missão do Socios.com de criar um futuro mais conectado e recompensador para os fãs de todo o mundo”, declarou Messi no anúncio oficial da parceria.

O contrato além de duradouro, vai gerar ao atleta de 35 anos 20 milhões de euros durante todo o vínculo, ou seja, 95 milhões de reais segundo a cotação atual.

Messi é o primeiro garoto propaganda da Socios.com, que em seu portfólio ostenta ações com Manchester City, Barcelona, Milan, Juventus, Atlético de Madrid e até a UEFA, produzindo Fan Tokens da UEFA Champions League.

Messi não é o primeiro atleta a se juntar com empresas de criptomoedas

Messi não foi o único atleta de alto nível a ser fisgado pelo universo e as propostas das Criptomoedas. Times do Brasil também estão presentes em acordo com a Socios.

São Paulo, Flamengo, Atlético Mineiro, Corinthians e Palmeiras, são apenas alguns dos clubes que tem seus próprios Fan Tokens desenvolvidos pela marca.

Muito além só dos esportes, jogadores das mais diversas modalidades já estão inclusos e por dentro de tudo que acontece no mundo dos criptoativos. E o grande motivador disso são os patrocínios.

A Crypto.com é um grande exemplo do encontro entre o esporte e a Web3. A empresa americana tem parceria com atletas como Tom Brady, maior nome da história do futebol americano e LeBron James, outro que ficará marcado nos livros de história dos esportes, especificamente no basquete.

Além dos jogadores, a Crypto.com também está presente em times e campeonatos. Ainda na NBA, a empresa foi responsável recentemente por comprar os direitos da arena de basquete do Los Angeles Lakers, time de LeBron, já associado à marca. O negócio de 30 anos foi fechado por 700 milhões de dólares.

Voltando para o Futebol, a Crypto será uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo 2022 no Catar. A empresa é a primeira na história das Criptomoedas a patrocinar um torneio dessa magnitude, que será assistido por bilhões de telespectadores.

A expectativa de especialistas é de que em breve as empresas de criptoativos dominem também o setor de patrocínios no esporte, estampando uniformes e estádios dos mais diversos clubes de esportes do mundo.